Não é novidade para ninguém que eu sou fã de Dale Carnegie “O Pai do Coaching”. Com ele aprendi regras valiosíssimas para manter um bom relacionamento no ambiente de trabalho com os meus colegas.
Nós sabemos que trabalhar em empresa não é uma tarefa fácil. Afinal, são muitas pessoas com criações, culturas e formas de pensar diferentes. Porém, com um pouco de sociabilidade e interesse, tudo é possível.
Faço questão de compartilhar com você estas dicas preciosas para manter um excelente relacionamento com seus colegas de trabalho.
9 melhores dicas para se relacionar bem:
1 – Não fale mal dos outros
Partindo do princípio “Não faça para os outros aquilo que você não quer que façam para você.”
Simples assim, não fale mal dos outros, porque se você falar abre brecha para que os outros também falem mal de você.
Temos a péssima mania de julgar os outros, quando mal conseguimos resolver e enxergar nossas próprias limitações.
O tempo que você perde falando mal dos outros é um tempo precioso em que você estaria cuidando da sua própria vida.
- Pessoas inspiradoras: Professora uruguaia ensina duas crianças em escola rural, viajando 108 km de carona diariamente
2 – Faça elogios sinceros
Nada de bancar a (o) “Falsiane” e sair elogiando indiscriminadamente, só para agradar os outros, isso é muito feio!
Os elogios devem partir do coração, de forma sincera. Elogie somente quando você realmente gostar de alguma coisa. Não faça elogios só por fazer, soa muito falso.
Use a sua intuição e perceba o momento certo de fazer um elogio sincero. Este elogio pode estar relacionado com: a roupa, atitude da pessoa, beleza, mudança de visual, objeto, etc., o importante é que seja sincero e no momento certo.
Elogiar demais ou elogiar de menos são erros graves e não existe uma regra para elogiar, por isso você vai ter que contar com o seu bom senso.
3 – Não reclame
Nada mais desagradável do que conviver com pessoas que passam o dia inteiro reclamando e falando mal dos outros.
Se você não está feliz com seu trabalho ou com a sua vida, mantenha a boca fechada e o corpo em ação, para mudar a sua situação.
Lembre-se de que o único responsável pela sua felicidade ou pela sua infelicidade é você mesmo.
4 – Tenha interesse verdadeiro pelas pessoas
Nossa sociedade tem o péssimo hábito de escutar, porém não ouvir.
Geralmente, quando estamos numa conversa e alguma pessoa está nos contando alguma coisa, nossa mente já está pensando no que e como vai responder, procurando na memória fatos ou história para responder.
Ou seja, a pessoa lhe contou algo importante sobre a vida dela e você não teve tempo de ouvir porque estava preocupado com seu mundo interno, procurando respostas dentro da sua cabeça.
- Comportamento: O que significa quando um homem te olha de canto: ele está apaixonado por você ou há outra explicação?
Interessar-se verdadeiramente pelas pessoas é de fato ouvi-las com atenção e dar uma resposta efetiva, caso haja alguma pergunta.
Muitas vezes as pessoas só precisam ser ouvidas e não querem respostas.
Ouça com atenção e guarde para você aquilo que alguém confiou em lhe contar.
Lembre-se: em boca fechada não entra mosca.
5- Seja um bom ouvinte. Incentive as pessoas a falar delas
Esta regra complementa a número 4. Uma boa conversa é aquela onde você escuta e onde você também fala, porém, se você quer manter uma conversa mais interessante incentive a pessoa a falar sobre ela. Principalmente no ambiente de trabalho, onde exige um certo “cuidado” para lidar com as pessoas, incentive-as a falar sobre elas.
Faça perguntas objetivas como por exemplo:
- O que ela gosta de fazer nas horas vagas?
- Como ela gosta de ser tratada?
- Aonde ela vai para se divertir?
- Qual o último filme que assistiu?
- Qual o último curso que fez?
- Aonde estudou, nasceu, etc.?
Obs.: Evite perguntas muito pessoais, como por exemplo: qual sua idade, quanto você pesa, você é casado ou solteiro, etc., são perguntas que podem deixar a pessoa um pouco desconfortável.
Com esta regrinha básica você terá dados suficientes para lidar com qualquer pessoa.
6 – Sorria
Por pior que esteja sua vida, “vista” um sorriso no rosto e saia para rua.
Quanto mais reclamamos, mais as coisas pioram; quanto mais sorrimos, mais as porta se abrem.
No trabalho não é diferente, se você chegar todos os dias com sorriso no rosto, com educação e Com um “Bom Dia” as pessoas sempre nos recebem bem.
Sem exageros, simplesmente sorria e seja educado. A regra é básica e simples. Menos é mais.
7 – Sempre chame as pessoas pelo nome. Evite apelidos
Lembre-se de que o nome de uma pessoa é, para ela, o som mais doce e mais importante que existe em qualquer idioma. (Dale Carnegie)
Quando você chama alguém pelo nome, você tem 100% da atenção dessa pessoa. Sem contar que ela se sentirá importante, porque você lembrou o nome dela. Afinal, todos nós gostamos de ser lembrados.
Muitas vezes nossos colegas de trabalho possuem apelidos dos quais eles não gostam, mas simplesmente deixam que as pessoas o chamem assim para se sentirem mais “populares”.
Geralmente, os apelidos têm uma conotação pejorativa. Para evitar gafes, chame sempre a pessoa pelo nome. A não ser que ela peça para ser chamada pelo apelido.
8 – Seja receptivo às ideias e desejos das outras pessoas
Penso que a pessoa que não consegue ser contrariada tem um certo grau de imaturidade.
E sabemos que no ambiente de trabalho não há espaço para imaturidade, afinal de contas supõe-se que somos adultos.
Então aprenda a receber as ideias das outras pessoas.
É muito importante também saber comunicar aquilo que você deseja de forma clara, objetiva e com o tom de voz correto.
Seja menos egoísta, pense em soluções razoáveis para todos, não somente naquilo que será bom para você. A maioria dos problemas acontece porque cada um está simplesmente olhando para o seu próprio umbigo, são poucos os que pensam no bem-estar geral.
9 – Quando estiver errado, reconheça seu erro
Não somos perfeitos e, mesmo sem querer, cometeremos erros. Aceite esta situação.
Tenha a humildade de se desculpar, quando tiver alguma atitude inadequada ou fizer algo de forma equivocada. Lembre-se de que errar é humano, mas persistir no erro é burrice.
As pessoas passam a ter mais credibilidade, quando assumem seus erros e os procuram consertar, isto é um sinal de humildade e maturidade.
Com essas dicas fáceis, simples e afetivas eu aposto que você será um grande colega e conseguirá manter um excelente ambiente de trabalho para você e para os demais.
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