EmoçõesComportamento

As pessoas emocionalmente fortes choram com filmes

as pessoas emocionalmente fortes

 



Há pessoas que choram muito fácil com filmes ou com situações emotivas. Uma expressividade emocional que tem sido tradicionalmente considerada de “mulheres” e designada como um sinal de fraqueza e vulgaridade. No entanto, nada está mais longe da realidade, chorar é próprio de pessoas emocionalmente fortes.

Não há nada de vergonhoso em soluçar. É uma reação natural a um estímulo que nos provoca essas lágrimas, que às vezes tentamos esconder. Tudo isso acontece porque nós associamos a ação de chorar como algo negativo, mas também não choramos de alegria?

“Aprenda com todas as lágrimas que derramar em sua vida.”



Chorar com filmes indica empatia

Os filmes mostram uma ficção que nos faz sentirmos emoções reais. Portanto, chorar com eles é um sinal de empatia para com as situações das personagens. Nós entramos em sua pele, sentimo-nos como se fôssemos eles, vemos a realidade através de seus olhos, deixamos nossas circunstâncias e nos deslocamos para as delas … Tudo isso nos permite entender sua situação.


Mas há alguma explicação racional para tudo isso? A verdade é que quanto maior a carga emocional do filme, mais oxitocina nossos cérebros liberam. Uma pesquisa conduzida na Claremont Graduate School descobriu que a segregação deste hormônio ajuda-nos a nos conectarmos com outras pessoas, o que nos torna mais gentis e compreensivos.

Portanto, chorar não é de todo um sinal de fraqueza, mas sim um sinal de empatia, um sinal de que nos conectamos com os outros, podemos sentir na nossa pele as suas emoções, e isso faz de nós pessoas emocionalmente fortes.

“A empatia está ligada aos neurônios espelho, a grande carga que nos permite entrar na pele de outras pessoas.”

Além disso, pessoas sem empatia têm uma grande desvantagem em suas relações interpessoais. Elas não vão saber ou entender a conexão que podem sentir com as outras pessoas. Isso causará sérios problemas e conflitos. Conectar-se com os outros é muito importante para estabelecer relações saudáveis .


as pessoas emocionalmente fortes2

É claro que chorar não nos torna mais fracos, isso é um mito! Toda vez que você encontrar uma pessoa que chora por quase tudo, não a verá mais como fraca, pois saberá que é mais difícil do que você pensa. Você também chora com os filmes?


Chorar melhora o nosso estado de ânimo


Acreditamos que o contrário de chorar é sorrir. O riso é o que aumenta o nosso humor, o que nos faz sentir-nos felizes e alegres. Mesmo em tempos difíceis, os especialistas dizem que forçar-nos a sorrir pode fazer-nos superar uma situação difícil com sucesso, aumentando a confiança em nós mesmos e no fato de que as expressões simples também geram estados de ânimo.

Mas, e se chorar também melhorar o nosso humor? Esta foi a conclusão alcançada por pesquisadores de um estudo realizado pela Universidade de Tilburg. Nesta pesquisa, os psicólogos perceberam que os filmes mais tristes poderiam melhorar o humor das pessoas que os viam.

as pessoas emocionalmente fortes3

Talvez você tenha uma opinião contrária a esta ou não se sinta identificado de qualquer maneira. Então, deve responder a esta pergunta: você tenta conter as lágrimas quando chora com filmes? A pesquisa concluiu que, para o choro ter o efeito desejado, foi importante deixá-lo fluir livremente.


Durante o estudo, foi constatado que a princípio as pessoas se sentiam extremamente tristes. Se empatizavam muito com os personagens e davam vazão a suas lágrimas. Mas à medida que os minutos passavam, melhoravam. Somente os que não reprimiam seu choro conseguiam sentir-se bem, as outras pessoas pioravam sua condição.

“Respiro fundo, fecho os olhos, engulo as lágrimas e sorrio. Não poderia ter cometido um erro ainda maior.”

Portanto, não é ruim uma situação ou um filme te fazer chorar. Este é um sintoma de pessoas emocionalmente fortes, mas para tirar o máximo proveito, deve deixar que as lágrimas fluam. De alguma forma, elas agem como uma forma de alívio e, embora você se sinta muito mal no início, tudo ficará melhor.

as pessoas emocionalmente fortes4


As pessoas emocionalmente fortes sabem que chorar é positivo para elas. Com as lágrimas podem desabafar, terem empatia pelos outros e se conectarem com outras pessoas. Pessoas emocionalmente fortes não são fracas, mesmo que você pense assim. Talvez agora você esteja ciente de que não é tão forte quando pensou que fosse. Reprimir é o maior sinal de fraqueza.

___

Traduzido pela equipe de O SegredoFonte: La Mente es Maravillosa


30 coisas simples que você pode fazer hoje para tornar sua vida melhor amanhã

Artigo Anterior

Eu não devia mais me preocupar com você, mas me preocupo

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.