4min. de leitura

Como liberar o apego a pessoas tóxicas em sua vida:

As pessoas tóxicas podem estar presentes em todos os círculos de relacionamento em nossas vidas: na família, nos amigos, nos relacionamentos românticos, no trabalho.

Nem sempre notamos de cara quando uma pessoa tóxica entra em nossas vidas. Muitas vezes, percebemos tarde demais, para apenas recusarmos uma relação mais profunda.


Não é fácil se libertar de uma pessoa tóxica, especialmente porque essas pessoas fazem de tudo para nos tornar totalmente dependentes delas.

No entanto, existem práticas que nos ajudam a liberar aos poucos o apego a essas pessoas que não contribuem para nossa evolução. Quando conseguimos viver sem as influências negativas das pessoas tóxicas, podemos viver a vida com mais alegria e consciência, sem nada para diminuir nossas vibrações e contaminar nossa positividade.

Abaixo estão 4 práticas que ajudam a liberar o apego às pessoas tóxicas em sua vida:

1. Não ceder a suas demandas

Para se libertar dessa pessoa, você precisa parar de dar a ela tudo o que quer. Uma das principais características das pessoas tóxicas é a urgência, querem o querem e pra já. Elas forçam as pessoas com as quais convivem a atenderem os seus desejos sempre que querem, sem nunca pensarem em retribuir.


Quando você parar de ceder às suas vontades, a pessoa perceberá que você não mais aceitará suas manipulações. Ela tentará outras táticas para recuperar o controle, mas se você permanecer firme, ela irá atrás de outra pessoa e você estará livre.


2. Colocar-se em primeiro lugar

As outras pessoas em sua vida podem ser passageiras, mas você terá a sua própria companhia todos os dias. Por isso, coloque-se em primeiro lugar e atenda suas próprias necessidades antes das de outras pessoas, principalmente de pessoas tóxicas e egoístas. Substitua o seu apego por pessoas tóxicas por amor e cuidado consigo mesmo.


3. Questionar a essa pessoa

As pessoas tóxicas nunca são questionadas ou pressionadas por seu comportamentos, mas quando você insiste em entender suas atitudes e o que as leva a agir de determinada maneira, pode ser mais fácil ver que suas intenções são opostas e se afastar de sua mentalidade tóxica e egoísta. Quando você conseguir perceber que elas não se importam com você, ficará mais fácil deixá-las ir.



4. Encontrar um sistema de apoio

Aproximar-se de amigos, familiares, parceiros românticos ou até mesmo profissionais pode ser uma boa maneira de se libertar dos apegos a uma pessoa tóxica. Conversar com alguém sobre sua situação atual e os abusos que está sofrendo pode ser útil para analisar as coisas por uma perspectiva diferente e enxergar o quanto a situação é séria.

Quando não temos opiniões diferentes, podemos acreditar que a outra pessoa está agindo dentro do normal, e que nós estamos exagerando. No entanto, quando você se libera do isolamento, abandonar o apego torna-se muito mais fácil.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.