Como manter a motivação para alcançar seus objetivos?



Como manter a motivação?

Você já tentou alcançar um objetivo que era muito trabalhoso, como, perder peso, terminar um curso ou treinar para uma maratona?

Se sim, você entende a luta que é perseguir um objetivo de longo prazo. Como humanos, somos capazes de procurar e participar de atividades que nos proporcionem gratificação instantânea.

Operamos sobre o que os psicólogos chamam de “princípio do prazer”. O princípio do prazer é a principal força que obriga nós humanos a buscar a satisfação imediata das necessidades, desejos e impulsos. Perseguir metas de longo prazo é difícil, porque não possui recompensa imediata, deixando-nos em modo de espera.

Quando a gratificação é demorada, a motivação diminui e o esforço diminui. Para conseguir, você deve trabalhar duro, fazer sacrifícios e, mais importante, esperar.

Entender e lidar com a inevitável queda motivacional que acompanha as conquistas mais substanciais é fundamental para manter o processo e atingir seus objetivos.

De acordo com a Universidade de Scranton, 92% das pessoas não cumprem a promessas de ano novo. Há uma variedade de razões pelas quais não nos esforçamos para alcançar os objetivos, mas a principal causa pelo qual desistimos é, simplesmente, a falta de motivação.

Permanecer motivado é a chave para seguir firme no caminho em busca seu objetivo – especialmente, quando seu progresso diminui ou para.

Em vez de combater o instinto de recompensa instantânea, é melhor ajustar o processo para fluir em conjunto com nossos impulsos naturais. Como? Na verdade, é muito fácil.

Abaixo estão três maneiras simples para continuar motivado e comprometido, enquanto persegue seus objetivos de longo prazo:



1. Sempre comemorar pequenas vitórias, por mais pequenas que sejam.

Celebrar pequenas vitórias ajuda você a criar seu próprio sistema de gratificação. Seu cérebro precisa ganhar, e precisa ganhar com frequência. Rastrear e reconhecer os esforços de pequenas realizações diárias melhoram a motivação de trabalhadores, aumentam as emoções positivas e as percepções favoráveis de organização e do ambiente. Os psicólogos descobriram que qualquer realização – não importa quão pequena – ativa o circuito de recompensas do nosso cérebro. Quando este caminho é aberto, componentes químicos chave são liberados, dando-nos um sentimento de conquista e orgulho.


2. Acompanhe o seu progresso e reveja cada marco.

Acompanhar o progresso é benéfico por vários motivos. Primeiro, ele permite que você veja seu tempo extra de progresso. Em segundo lugar, permite identificar com precisão o que funciona e  o que não. Isso também combate maus hábitos, deslizes e falta de motivação. O feedback frequente aumenta suas chances de atingir um objetivo específico e ajuda a mantê-lo no controle e ajustar os planos, quando necessário.


3. Pare de se punir por deslizes e pequenas falhas.

Todos falhamos, às vezes, e quando tentamos alcançar algo bom, isso é parte do processo. Em vez de desanimar com suas falhas, aprenda com elas e se aperfeiçoe para o seu sucesso. Aprenda a se perdoar, levante-se e continue. Então, você comeu bolachas no café da manhã, acordou tarde e perdeu sua sessão de ginástica ou falhou no teste. Esse incidente não determina seu sucesso – recomponha-se e mantenha-se em movimento.

Sustentar sua força mental e tenacidade durante um longo e árduo processo é difícil. Comemorar  e alavancar todas as coisas que você faz bem e todos os sucessos ao longo do caminho é a chave para o seu sucesso.

___________

Direitos autorais da imagem de capa: racorn / 123RF Imagens

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Life Hack






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.