Lula destaca a importância do toque em mulheres e critica homens que evitam exames de próstata

Resposta rápida
O presidente Lula criticou a resistência masculina ao exame de próstata, destacando a importância do acompanhamento médico, e visitou um hospital em Belém onde acompanhou uma cirurgia robótica pioneira pelo SUS na região amazônica, ressaltando a ampliação do acesso à tecnologia para tratamentos complexos pelo SUS.
Resumo do conteúdo
O que se sabe
FAQ editorial
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou nesta segunda-feira (28/9) sobre a resistência de parte dos homens aos exames relacionados à próstata. Durante um ato político realizado em Belém (PA), o petista afirmou que “mulheres aprendem a tomar toque desde pequenas” ao comparar a postura de homens e mulheres diante de procedimentos médicos.
Ao abordar o assunto, Lula criticou o receio masculino em relação ao exame de próstata e destacou a importância de procurar acompanhamento médico e identificar possíveis problemas de saúde.
“O homem não gosta de fazer teste de próstata. Ele não gosta de toque. As mulheres aprendem a tomar toque desde pequenas. O homem não, ele é cheio de trejeito. Ele não sabe que, quando ele tiver câncer de próstata, vão dar muito toque nele”
Antes de participar do ato político, o presidente visitou o Hospital São João de Deus, que integra o complexo hospitalar da Benemérita Sociedade Portuguesa Beneficente do Pará, na capital paraense. Lula conheceu estruturas destinadas a atendimentos de alta complexidade e acompanhou a realização da primeira cirurgia robótica pelo SUS na região amazônica.
O procedimento realizado foi uma cirurgia de próstata. Durante a visita, Lula destacou os avanços proporcionados pela tecnologia e relacionou o tema ao receio que alguns homens apresentam diante do diagnóstico e do tratamento de doenças da próstata.
O presidente classificou o avanço tecnológico como um “milagre” e afirmou que existe muito preconceito entre homens quando o assunto envolve exames e procedimentos relacionados à próstata.
“Um dos preconceitos que ele tem de descobrir que a próstata está inflamada, está com câncer, é porque dizem que, se fizer a operação da próstata, fica com impotência sexual. Ou, às vezes, fica com incontinência urinária, é obrigado a usar fralda. Veja, a robótica acabou com isso”
As vantagens e os riscos de uma cirurgia robótica dependem do quadro clínico e do procedimento realizado. A tecnologia pode oferecer maior precisão cirúrgica e, em determinados casos, contribuir para recuperação mais rápida, mas os resultados não são iguais para todos os pacientes. Durante a visita, autoridades destacaram menor agressão cirúrgica e redução do tempo de internação entre os benefícios da técnica.
Lula também afirmou que procedimentos de maior complexidade eram historicamente mais acessíveis a pessoas com melhores condições financeiras e concentrados em determinadas regiões do país. Segundo ele, a ampliação de tecnologias pelo SUS deve permitir que pacientes de diferentes estados tenham acesso aos mesmos tipos de tratamento.
“Agora a gente vai ter no estado do Pará, no Amazonas, em Roraima, no Amapá, vai ter até em Garanhuns, minha cidade em Pernambuco, porque é um direito do povo ser tratado com respeito.”
O complexo hospitalar visitado pelo presidente recebeu investimentos federais para aquisição de equipamentos e custeio de atendimentos especializados. Segundo o Ministério da Saúde, foram destinados R$ 35,51 milhões em equipamentos e R$ 11,43 milhões para custeio, com o objetivo de ampliar a assistência especializada oferecida pelo SUS.
Cadastre-se para comentar
Os comentários continuam visíveis para todos. Para participar da conversa, crie sua conta do Clube OS e volte para esta matéria.
Liberar área de comentários