Com o sangue de aventureiro nas veias, Jesse Koz viaja de fusca por vários países e chega à famosa Times Square. Veja as fotos!
Viajar pelo mundo é o sonho de muitas pessoas, mas o trabalho, a família e as dificuldades do dia a dia podem fazer com que o sonho seja adiado ou, pelo menos, limitado apenas nas férias, onde há menos responsabilidades com que se preocupar.
Aos 29 anos, Jesse Koz, de Curitiba, tirou seu sonho do papel em 2017, ao iniciar sua viagem dos sonhos, com seu fusca 1978. A jornada começou a tomar forma quando Jesse decidiu largar a faculdade de Educação Física que estava cursando e também seu emprego como vendedor. Após isso, vendeu tudo o que tinha e saiu do Brasil, com R $10 mil reais na conta, um fusca de R $7 mil reais e o seu cachorro de 2 anos e meio. Com a placa de Balneário Camboriú, lugar onde Jesse estava morando, seu fusca chama atenção por todo lugar onde passa.
Seu carro foi apelidado carinhosamente por Dodongo, inspiração que buscou em seu cotidiano e vem de um personagem de vídeo game, um dragão muito forte, que tem pele muito dura e a única forma de matá-lo é fazendo ele comer uma bomba. Ou seja, o fusca é muito forte! Além disso, Jesse também tem uma companhia muito especial, que o acompanha nessa aventura, seu cachorro, o Shurastey, um Golden retriever igualmente aventureiro e desbravador como o dono.
Toda a viagem faz parte de um projeto, chamado “Shurastey or Shuraigow?”, uma adaptação brasileira inspirada na música da banda The Clash, chamada “Should I Stay or Should I Go”, que significa “Devo ficar ou devo ir”. E com certeza, Jesse resolve ir em busca do seu sonho pelo mundo afora.
O homem, que compartilha as aventuras de sua viagem no Instagram, já tem mais de 350 mil seguidores e seu objetivo principal é chegar ao Alasca de Fusca. Com vários e vários dias de viagem, Jesse Koz chegou à badalada Times Square, nos Estados Unidos. Desde o início de sua jornada com o fusca, já foram 16 países desbravados. Apesar de várias cidades e país em seu extenso currículo de viagens, Jesse Koz não pôde conter a emoção ao passar pelas ruas de Nova York, no dia 6 de abril, quando compartilhou em seu Instagram um vídeo dizendo: “Ó, o fuscão, onde que está! Não acredito nisso!”.
Em entrevista ao G1 SC, o curitibano confirmou que está sendo muito bem recebido nos Estados Unidos e que o seu fusca, Dodongo, é uma máquina de fazer amigos, pois sempre chama muito atenção, e brinca dizendo que o fusca também é muito simpático e muita gente buzina para eles. Apesar de não falar inglês, o aventureiro sabe “desenrolar” uma conversa e muitas vezes é parado por seguidores durante as viagens. Em Nova York, por exemplo, havia seguidores que sabiam que ele ia passar por ali e aguardou, outros vieram tirar fotos e perguntar da viagem.
Para Jesse, o importante era conhecer vários lugares e economizar, então, era comum para ele dormir na barraca automotiva, além de aceitar quando era convidado a passar a noite na casa de moradores e pessoas que ele conhecia no caminho. Em 2020, Jesse, Dodongo e Shurastey tiveram que retornar para o Brasil por causa da pandemia e a viagem para os Estados Unidos, atualmente, é a retomada do trio para as estradas do mundo.
Apesar da longa viagem e diversos problemas automotivos com Dodongo, a viagem pelas América tem sido bem tranquila e segura. Para Jesse, toda essa jornada está sendo a realização de um sonho. Ao total, foram 16 países de muitas aventuras, onde passaram do Uruguai aos Estados Unidos. Hoje, ele mantém as viagens vendendo produtos em seu site e também fazendo ações publicitárias nas redes sociais, como influencer.