Comportamento

Manipulação verbal: quando a outra pessoa te fere e domina através das palavras!

manipulação verbal quando a outra pessoa te fere e domina através das palavras

Manipuladores emocionais são especialistas em articular as palavras para nos manipular e manter presos a eles. É preciso cuidado!



Entre os diversos tipos de manipulação que podemos experimentar na vida está a manipulação verbal, uma maneira muito comum e cruel de dominação, à qual precisamos estar sempre muito atentos.

Na manipulação verbal, a outra pessoa usa as palavras, uma das mais importantes formas de comunicação, para nos manipular, magoar e desmotivar.

Se você já viveu uma situação como essa, sabe muito bem como funciona. Em algum momento de desentendimento, o manipulador nos destila palavras de raiva, rancor e negatividade contra nós, sem nenhum respeito ou consideração, com a clara intenção de nos desestabilizar emocionalmente, para que sejamos mais suscetíveis à sua dominação.


Em outros casos, essas pessoas também podem usar a falta de palavras para tentar nos convencer a fazer algo que não desejamos. Elas fazem uma espécie de “greve do silêncio”, falando conosco apenas as coisas mais básicas, para que nos sintamos culpados e entremos em seus jogos, que muitas vezes não trazem nada de bom para nós.

Os manipuladores verbais são pessoas que conhecem as nossas intenções e personalidades, e se empenham para se aproveitar de nossa bondade, empatia e gentileza, sempre que possível.

Eles não se importam com o nosso bem-estar ou felicidade, apenas desejam nos manter sempre sob suas asas, para que continuem tirando proveito de tudo o que temos a oferecer, falsamente dando a entender que se importam conosco e querem nos proteger.

Infelizmente, nem sempre esse comportamento é fácil de identificar, especialmente quando vem de alguém próximo, que amamos, pois não acreditamos que possam fazer algo de ruim para nós.


Muitas pessoas vivem anos nessa condição, até conseguir perceber todo mal que o outro lhes causou, privando-as da felicidade e realização.

A manipulação emocional é uma forma de abuso psicológico muito grave, porque pouco a pouco destrói nossa autoconfiança, desmotiva nossos sonhos e nos torna cada vez mais presos à vontade da outra pessoa, até chegar ao ponto em que não vivemos mais as próprias vidas, e tudo o que fazemos é em prol do outro.

Detectar esse tipo de manipulação o quanto antes é a melhor maneira de mantê-la longe de sua vida. Portanto, analise como as outras pessoas agem com você e fique atento a qualquer sinal de que a comunicação não está sendo saudável para ambos os lados, e os problemas estão aumentando cada vez mais.

Você merece relacionamentos saudáveis, por isso o melhor a fazer é abrir mão de pessoas que apenas estão lhe criando conflitos. Fique perto de quem tenha palavras boas para lhe oferecer!


Compartilhe esta reflexão em suas redes sociais!

Aos 87 anos, idoso que sonha em ser médico conclui metade do curso: “Corri atrás!”

Artigo Anterior

Os signos mais passivo-agressivos. Eles te manipulam sem que você perceba!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.