Reflexão

Não confunda diploma com educação. Diploma é um papel, mas educação é uma escolha de vida!

não confunda diploma com educação. Diploma é um papel educação é uma escolha de vida

Tome cuidado ao julgar uma pessoa pelo seu diploma, porque muitas das grandes sabedorias da vida vão muito além de uma folha de papel!



Em nossa sociedade, as pessoas são julgadas a todo momento, e pelos mais diversos motivos, que vão desde escolhas de vida pessoal até a maneira como se relacionam com o mundo ao seu redor.

Muitas vezes, nós mesmos julgamos alguém muito duramente, apenas para perceber depois de um tempo que a outra pessoa era muito melhor do que imaginávamos e que nos trouxe grandes lições sobre a vida, direta ou indiretamente, as quais carregaremos conosco para sempre.

Um dos motivos mais constantes de julgamento está relacionado ao grau de estudo de alguém. Mesmo nos contextos em que isso não seja relevante, muitos são tratados como ignorantes ou inferiores porque não carregam um diploma e não podem dizer que passaram muitos anos dentro de uma faculdade, dedicando seu tempo a um estudo de algo específico.


Diversas vezes, pessoas com graus de escolaridade mais baixos são vítimas do preconceito e da arrogância daqueles que acreditam ser superiores a todos ao seu redor, mas a verdade é que a escola da vida pode nos dar muito mais conhecimento do que cabe em uma folha de papel.

É claro que os diplomas são importantes e representam uma conquista de muito tempo de dedicação, mas nem tudo na vida se aprende na faculdade.

Existem muitas pessoas que, apesar de não serem formadas, possuem uma educação muito superior à daqueles que investiram anos numa faculdade e pós-graduação. Isso porque elas sabem tratar todos com respeito, entender que o mundo não gira ao seu redor e que a vida é uma jornada de aprendizado constante, que nunca é verdadeiramente terminada.

Essas pessoas não ostentam um diploma, mas carregam consigo a sabedoria acumulada nos anos vividos, que lhes permite lidar com as mais diversas situações com calma e autocontrole, muitas vezes se saindo melhor do que quem não tem uma educação emocional adequada.


Elas fazem a escolha diária de impactar o mundo positivamente com suas atitudes e de oferecer o seu melhor em tudo o que fizerem, para qualquer pessoa.

Elas sabem como viver a vida e demonstram uma educação construída e fortalecida diariamente, através de sua força interna e seu comprometimento consigo mesmas e com os demais.

A educação possui muitas formas, e todas elas devem ser apreciadas e respeitadas.

Portanto, não acredite que ela possa ser encontrada apenas em um diploma, e entenda que, em muitos casos, atitudes falam mais alto do que um pedaço de papel. Isso fará de você uma pessoa muito melhor!


Cãozinho gentil ofereceu pão a gato que apareceu em seu quintal. Muito fofo!

Artigo Anterior

Menino com síndrome de Down vence o câncer e recebe homenagem de bombeiros!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.