publicidade

Nunca é tarde para recomeçar!

“Nunca é tarde para aprender a andar de bicicleta. Escolha a direção e segure firme o guidão. Comece pedalando devagar. Apesar de sujeito a tombos e arranhões, vale a pena tentar e sentir a brisa no rosto e o gosto da liberdade”. –  Maria Miranda.



Das poucas certezas que tenho nesta vida é que, nunca é tarde para recomeçar.

Tenho visto por aí, nos encontros desta vida, tantas pessoas cansadas de viver. Não no sentido literal. Apenas extenuadas de mudanças, indispostas aos recomeços tão necessários, fechadas aos aprendizados que batem em suas portas diariamente. Pessoas adormecidas.

Acreditar que é tarde demais para qualquer situação, é se blindar das surpresas maravilhosas com que somos agraciados simplesmente por termos acordado mais uma manhã, por sentirmos bater em nosso peito um coração sedento a novos sentimentos, por sabermos que construir o futuro, não depende exclusivamente de quem fomos ontem, mas sim, do que ainda nos motivamos a ser. Pessoas melhores.

Escuto com frequência frases que revelam comodismo: “sempre foi assim”, “não tenho mais idade para isso”, “é tarde para arriscar”, “o que os outros vão pensar de mim?”, “e se não der certo?”. Uma série de dúvidas e medos que travam, que paralisam, que fecham pessoas em casulos imaginários, em redomas consideradas inquebráveis, mas que, na verdade, são mais frágeis do que pensamos. Pessoas desacreditadas.

Responda a si mesmo os questionamentos que possam surgir. Se “sempre foi assim”, talvez seja a hora de fazer algo diferente, ou ainda, fazer de outra forma o que sempre foi feito da mesma maneira, primando pela mesmice. Quanto ao “não tenho mais idade para isso”, já vi muito idoso sendo jovem, quebrando conceitos e paradigmas. Já vi, ao mesmo tempo, jovens envelhecidos, acomodados, acumulando medos que lhes impedem de viver cada fase, sem pular nenhum capítulo de suas histórias. Sacuda para longe a vaga ideia de que pode ser “tarde para arriscar”, sem semear, não será possível colher. Transforme seus medos em chuva e adubo. E “o que os outros vão pensar? ”. Tanto faz, nascemos e morremos sozinhos. Seja o próprio juiz de suas escolhas, assim, a vida se tornará mais leve. E “se não der certo”?


Sempre será possível recomeçar, quantas vezes for preciso e necessário. Pessoas que pensam menos e vivem mais.

Das poucas certezas que tenho nesta vida é que, nunca é tarde para recomeçar. Não adianta jogarmos a culpa na idade, no tempo, no cansaço ou no medo. Quando nos menosprezamos e questionamos a nossa capacidade de abraçar o novo com toda a vitalidade possível, deixamos grandes oportunidades passarem em nossas vidas, bem diante de nossos olhos, que se fecham com medo do desconhecido da mesma forma de quando éramos crianças e temíamos monstros e fantasmas. Porém, o novo não é ruim, não é do mal. Pessoas temerosas.

Graziele Machado explica com propriedade ao definir que: O tempo não para, e cada momento passado é uma oportunidade perdida ou não. Um momento único que não voltará jamais e por isso precisamos aproveitá-lo ao máximo para que todo o nosso esforço possa valer a pena no amanhã. O que não devemos fazer é deixar esse tempo passar, pois nunca será tarde, mas possivelmente ao longo dos anos, algumas coisas podem ser mais difíceis de conquistá-las”. Pessoas destemidas.


Para isso, é só acreditar, como tão bem definiu Damaris Ester Dalmas: “Sem essa de ser tarde demais! Nunca é tarde demais. Acredite em você e no seu potencial. Muitas vezes temos que percorrer diversos caminhos, cair algumas vezes até alcançar nossos objetivos. Isso faz parte da vida!

Poucos têm paciência e força para continuar a mesma busca após diversas quedas e erros, mas só quem segue tira as lições a partir dos caminhos percorridos, e pode sentir o prazer do sucesso alcançado”. Pessoas corajosas, que sabem que nunca é tarde para despertar.

__________

Direitos autorais da imagem de capa: michaeljung / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.