Bem-Estar e SaúdeColunistas

Os muitos benefícios do chá de capim-cidreira

Se você acha que os benefícios do chá de capim-cidreira se resumem a aliviar as cólicas dos bebês, está enganada!



À primeira vista, você pode achar que se trata de uma simples erva de chá, mas ela é muito mais que isso!

Por vezes,  essa maravilhosa planta é conhecida por outros nomes, como capim-santo, capim-limão ou erva-príncipe. Entretanto, essa erva aromática e medicinal está na vida da maioria dos brasileiros desde a infância, quando se toma o chá de capim-cidreira para aliviar cólicas.

Você vai se surpreender com todos os benefícios que listamos abaixo.


Quais os benefícios do chá de capim-cidreira?

Primeiramente, vamos diferenciar o capim-cidreira da erva-cidreira? 

Capim-cidreira tem folhas longas e estreitas, já a erva-cidreira tem folhas pequenas e arredondadas. Ambas são plantas curativas, mas por hora falaremos apenas dos benefícios do chá de capim-cidreira.

Agora vamos falar dos benefícios do chá de capim-cidreira em nossa vida. Você fazia ideia de que pode auxiliar na perda de peso e até como calmante? Continue nos acompanhando para saber mais!



Combate à TPM

Você tinha ideia de que as propriedades analgésicas e calmantes combatiam a tensão pré-menstrual (TPM)? Esse chá para alívio de sintomas da TPM faz desse doloroso período algo menos sofrível.



Alivia sintomas da gripe

Os benefícios do chá de capim-cidreira não se restringem à ingestão, mas também ao aspirar seu maravilhoso aroma. Depois que mergulhar as folhas em água fervente, você pode aproveitar, enquanto o chá amorna, para fazer uma sessão de aromaterapia.

Inspire profundamente para que ele alivie sintomas de tosse, asma e diminua o excesso de secreção. Em seguida, beba o chá para aliviar as dores no corpo.



Analgésico e anti-inflamatório

Mais um dos benefícios do chá de capim-cidreira é sua ação anti-inflamatória e analgésica. Você pode fazer compressas com o chá para aliviar dores musculares e até mesmo reumatismo. Outro benefício é que você pode usá-lo também para combater dor, como de cabeça e demais partes do corpo.


Cuida do seu coração


Outro benefício é regular a pressão arterial e diminuir o colesterol? Por isso, não indicamos que pessoas com pressão baixa tomem muito esse chá, pois podem até desmaiar, se for em excesso.


Ajuda na eliminação de cálculos renais

Ação diurética é um dos benefícios do chá de capim-cidreira. Se você alternar entre xícaras de chá e copos de água, seu organismo produzirá mais urina e a chance de se livrar desse incômodo é grande.



Diminui o inchaço

Você sofre com retenção de líquidos? Como já falamos, um dos benefícios do chá de capim-cidreira é que ele é diurético, logo ele ajuda a eliminar o excesso de líquido no corpo, diminuindo a sensação de peso.



Ação antiespasmódica

Chega de cólicas intestinais! Esse poderoso chá alivia as dores e incômodos de problemas gastrointestinais. Além disso, melhora a digestão. Portanto, se exagerar em uma refeição, tome um chá morninho para se sentir melhor.


Propriedades anticancerígenas


Estudos recentes comprovam que um dos benefícios do chá de capim-cidreira é o seu poder antioxidante, por isso, é capaz de retardar o crescimento e aparecimento de fibrossarcomas e prevenir metástases em alguns casos.


Ajuda a dormir

Como tem ação analgésica, ele ajuda a relaxar os músculos, sendo assim, você consegue relaxar e dormir melhor.


Efeitos não comprovados

Muito se fala sobre os benefícios do chá de capim-cidreira ser uma espécie de ansiolítico e antidepressivo. Ainda não foram feitos muitos estudos sobre isso, entretanto, quando um chá não confortou você e o fez se sentir mais quentinho e acolhido?


Como fazer o chá perfeito de capim-cidreira e extrair o melhor de seus benefícios?

A receita é simples, mas muita gente acaba errando. Sendo assim, vamos dar o passo a passo de como fazer o chá perfeito.

Você vai precisar de:

  • 300 ml de água fervente;
  • 1 colher de chá de folhas picadas de capim-cidreira;
  • 1 pires ou tampa para cobrir a xícara.

Após a água ferver, adicione as folhas picadas, mexa um pouco e, logo em seguida, tampe para abafar por 5 minutos. Esse é o segredo: abafar o chá. Logo depois, coe a infusão e já está pronto para beber.

Esse chá pode ser armazenado na geladeira e consumido em até três dias, sem apresentar problema algum.

Onde eu encontro o capim-cidreira para fazer chá?

Essa erva medicinal é largamente comercializada em lojas de produtos naturais. Entretanto, é possível encontrar em farmácias e até supermercados.

Sempre aconselhamos a utilização da erva fresca, para que se retire o máximo de seu benefício. Porém, se não a encontrar, pode utilizar as folhas secas, mas certifique-se de que estão bem limpas.

Caso tenha interesse, é possível tê-la em seu jardim, seja em uma casa ou apartamento. O plantio do capim-cidreira (Cymbopogon citratus) pode ser feito através de mudas, já que raramente florescem liberando sementes.

Reserve um vaso de porte médio a grande para ela, já que gosta de se espalhar. Outra informação importante é que ela gosta de sol e calor. Então, certifique-se de que ela ficará na luz direta do sol por pelo menos algumas horas.

Dê preferência por colher as folhas no início da manhã, dessa forma, diminui a volatização dos óleos essenciais presentes nas folhas e você pode aproveitar seus benefícios.

E você, já usou esse chá?

Espalhe seus benefícios pelas suas redes sociais e ajude as pessoas a se livrarem de vários problemas e a viverem melhor.

Eu te quero bem, mas ando oscilando entre te amar e me amar. Eu me quero bem

Artigo Anterior

Graças a Deus, que Ele cuida da gente. Graças a Deus, que Ele sempre nos mostra quem é quem

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.