Pessoas que exibem suas vidas nas redes sociais podem ter problemas de autoestima, segundo estudo

Sabe aquelas pessoas que postam a toda hora algo sobre suas vidas? De acordo com uma pesquisa, elas podem estar precisando de atenção. Entenda!



Não é incomum termos em nossas redes sociais alguém que está a todo momento compartilhando algo sobre sua vida. Desde as coisas mais simples até as mais íntimas, essas pessoas sempre encontram uma maneira de falar sobre absolutamente tudo o que acontece em cada parte de seus dias.

É claro que existem profissionais que trabalham com a internet, e cujas postagens em excesso fazem parte de sua metodologia de trabalho, mas também existem aquelas pessoas que postam muitas fotos e atualizações, sem nenhum motivo aparente.

No entanto, por trás dessa exposição excessiva na internet por perfis pessoais podem existir muitas questões internas que precisam de mais atenção, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Brunel University, em Londres (Reino Unido) e publicado na revista Personality and Individual Differences.


Através de uma pesquisa online, 555 usuários do Facebook responderam a perguntas elaboradas pelos pesquisadores, que mediram os traços de personalidade “big five”: abertura para a experiência, conscienciosidade, extroversão, neuroticismo ou instabilidade emocional, e amabilidade.

Eles também perguntaram aos participantes do estudo com que frequência fazem postagens no Facebook, sobre o que são as atualizações de status mais frequentes e por que eles optam por compartilhar essas informações no Facebook.

Cada um dos participantes teve seu perfil na rede social monitorado pela equipe, com foco nas curtidas e comentários em resposta às atualizações de status.


Os resultados da pesquisa indicaram que o comportamento dos usuários nas redes sociais pode revelar muito mais do que podemos imaginar.

Essas são algumas das conclusões alcançadas pela equipe:

  • Pessoas conscientes são mais propensas a postar atualizações sobre seus filhos.
  • Extrovertidos usam o Facebook para se conectar com outras pessoas e postar sobre suas atividades sociais.
  • Quanto menor a autoestima de alguém, maior a probabilidade de concentrar suas postagens em seu parceiro romântico.
  • Os narcisistas são motivados pela necessidade de validação e publicam com mais frequência suas realizações, dieta e exercícios físicos.
  • Os pesquisadores também descobriram que os narcisistas recebem mais curtidas e comentários em suas postagens, o que os incentiva a continuar se gabando nas mídias sociais.

Apesar de as conclusões dos pesquisadores já parecerem claras para muitos de nós, essa pesquisa foi uma das primeiras a analisar os motivos de as pessoas postarem determinadas atualizações e como a repercussão dessas postagens as afeta.

Tara Marshall, psicóloga da Universidade Brunel e participante do estudo disse que, embora os resultados da pesquisa sugiram que o comportamento narcisista vale a pena, porque é o maior recompensado, na verdade, pode ser que os usuários do Facebook gentilmente ofereçam suporte, enquanto secretamente desgostam de suas exibições narcisistas.

Agora você pode ter certeza de que muitas pessoas que demonstram carência e necessidade de validação através de suas postagens podem realmente se sentir assim.

O que você achou sobre os resultados dessa pesquisa?

Comente abaixo suas impressões e compartilhe o artigo em suas redes sociais!

 

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.