Bem-Estar e Saúde

Plantago major, a planta com benefícios incríveis para o organismo!

plantago major a planta com benefícios incríveis para o organismo

Conheça essa planta e comece a aproveitar suas incríveis propriedades hoje mesmo!



Você reconheceu a planta mostrada na imagem acima? Ela é muito popular no Brasil e em diversos lugares do mundo, e costuma crescer nos ambientes mais diversos. No entanto, apesar de muito comum, não deve ser desvalorizada, pois seus benefícios para a saúde são especiais!

Essa planta se chama Plantago major, mas é popularmente conhecida como tanchagem ou tansagem. Ela é comestível e pode ajudar a reduzir inflamação, melhorar a digestão e promover a cicatrização de feridas.

Se você tem essa planta por perto ou deseja conhecer melhor os seus benefícios potenciais para a saúde e incorporá-la à sua dieta, abaixo explicamos melhor quais são suas funções principais dentro do organismo.


Confira a lista!

1. Diminuir a inflamação

Estudos mostram que a Plantago major pode ajudar a reduzir inflamações. Um deles, realizado por pesquisadores da Malásia, mostrou que as folhas da planta possuem compostos anti-inflamatórios, incluindo flavonoides, terpenoides, glicosídeos e taninos.

Outro estudo, este feito em animais, por pesquisadoras turqueses, relatou que a Plantago major diminuiu significativamente a inflamação e reduziu as enzimas hepáticas para proteger o organismo contra danos ao fígado.


Além do mais, um estudo da Indonésia e Tailândia, em tubos de ensaio, sugeriu que sementes de banana podem diminuir vários marcadores de inflamação e retardar o crescimento de certas células cancerosas.

No entanto, apesar dos resultados, ainda são necessários estudos em humanos para avaliar os efeitos anti-inflamatórios dessa planta em nosso organismo.


2. Cicatrização de feridas


Um estudo com camundongos mostrou que a Plantago major pode ajudar na cicatrização de feridas, reduzindo a inflamação, bloqueando o crescimento microbiano e aliviando a dor.

Outro estudo brasileiro, também realizado em camundongos, mostrou que a aplicação de apenas extrato de Plantago major em feridas ajudou a aumentar a taxa de cura desses animais.

Ainda assim, mais pesquisas são necessárias para chegar a uma conclusão definitiva sobre esse benefício.



3. Apoiar a saúde digestiva

De acordo com uma revisão de pesquisadores do Irã, a Plantago major pode retardar o movimento do trato digestivo e assim promover a regularidade intestinal e ajudar a combater a diarreia.

Além disso, um estudo grego com animais sugeriu que as propriedades anti-inflamatórias da planta podem ajudar com os problemas digestivos, entre eles a doença inflamatória intestinal, que pode causar sintomas, como dor de estômago, distensão abdominal e diarreia.

São muitos os benefícios potenciais da planta, mas ainda são necessários mais estudos para comprovar sua eficácia e suas informações.


Caso queira dar uma chance à Plantago major, procure a orientação de um profissional de saúde.

Compartilhe as dicas com os amigos em suas redes sociais!

“Agora eu me reconheço”, diz mulher que conseguiu tirar o RG depois de ter cabelo apagado em edição de foto

Artigo Anterior

Voluntários de biblioteca leem livros por telefone para idosos. Iniciativa ajuda a combater a solidão!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.