Há quem diga que ciúme é prova de amor.
Não creio.
Claro que, em um relacionamento amoroso, há certo cuidado em manter acesa a chama do interesse para que o amor “seja infinito enquanto dure”, como disse o poeta.
O que tenho observado é que o ciúme, quando em excesso, transforma a vida a dois em um inferno, acaba com o amor.
Se você está amando, quer construir uma relação duradoura e prazerosa, terá de aprender a dominar esse sentimento, pois ele é uma armadilha que vai atrair exatamente o que você teme.
Por isso, é bom perceber as várias causas que podem provocá-lo e libertar-se delas:
1- Falta de confiança em si mesmo(a).
2- Crenças adquiridas sobre a poligamia masculina, acreditando que todo homem trai.
3- Desavenças familiares vivenciadas na infância.
4- Mimo que exagera tudo.
O mimo faz você entrar no papel de “pobre de mim”, exigindo sempre que seu parceiro “prove” que a ama.
Mesmo que ele tenha paciência para isso, você nunca se sente satisfeita. Esse comportamento acaba com qualquer relacionamento.
É exaustivo, deprime e destrói o respeito.
Para que duas pessoas convivam em harmonia é preciso que haja respeito.
Ele é mais importante que o amor.
Quem diz que ama e não respeita o ser amado, não lhe dando espaço para que se expresse e cresça, provoca dois resultados: separação ou fingimento. Quem se sente pressionado usa a mentira para evitar brigas. Uma situação falsa nunca dá bons resultados.
É humilhante ter que dar explicações a todo instante, dizer aonde vai, viver sob a mira do relógio. Por outro lado, é muito agradável sair sem destino, sentir-se livre para poder fazer o que quiser, mesmo que não faça nada.
Nada substitui o prazer da liberdade.
Tolher esse espaço do companheiro sufoca, e um dia ele acaba deixando você.
Além disso, o ciúme é uma porta aberta para a obsessão de espíritos perturbadores que se aproveitam de sua fraqueza, projetando em sua mente cenas de traição que você “vê”. Também, quando você dorme, eles levam seu espírito e lhe mostram os “clichês astrais” que eles criaram, onde seu parceiro está com outra. Eles agem assim para dominá-la e sugar suas energias para manterem-se ligados ao mundo material do qual não querem se afastar. Se você lhes der crédito e os alimentar, acabará atraindo à sua vida exatamente o que teme.
As cenas que vê se materializarão em sua vida!
Tente mudar. Procure um bom psicólogo, com o qual se identifique.
Peça ajuda espiritual, faça tratamento para eliminar as “formas pensamentos”
que criou e que estão presentes e atuando em sua mente com energias perturbadoras.
Reaja. Faça sua parte!
Ao sentir ciúme, não tente controlá-lo. Reconheça que é ciumenta e que seu ciúme é o que provoca os pensamentos de traição.
Eles não são verdadeiros! Você não tem fatos, só suposições.
Saia da ilusão!
A verdade é que seu parceiro está com você porque a ama.
Repita isso sempre. Acredite nele. Respeite- se, acredite-se capaz de ser amada!
Respeite seu companheiro dando-lhe espaço para progredir e fazer o que gosta.
Quanto mais o deixar livre, mais ele se chegará a você.
Experimente e verá!
Zíbia Gasparetto