A jovem amazonense tem feito sucesso com seu conteúdo cultural. Confira mais!
O Brasil é cheio de cultura e coisas para descobrir e compartilhar. Uma das culturas mais antigas e importantes do nosso país, à qual nem sempre temos muito acesso, é a indígena.
Sabemos o básico sobre os hábitos e a história desse povo, mas não temos muito conhecimento sobre algumas das partes mais interessantes e bonitas de suas tradições. Nesse sentido, uma jovem indígena amazonense tem ajudado a difundir a riqueza do seu povo através das redes sociais.
Ira Maragua, de 21 anos, nasceu em São Gabriel da Cachoeira, que fica a 852 km de Manaus, e é muito orgulhosa de sua cultura. Atualmente, a jovem vive em Manaus, na comunidade Parque das Tribos, com outras 300 famílias de 37 etnias, segundo informações do G1.
Ao mesmo tempo em que estuda Enfermagem, Ira é influencer e usa as redes sociais para ajudar a difundir as tradições do seu povo.
Ao G1, ela disse que deseja mostrar aos seus seguidores “o que a natureza tem de bom”, acrescentando que a mulher índigena, assim como todas as outras, é empoderada.
Em seu perfil no Instagram, que conta com mais de 27 mil seguidores, a jovem compartilha conteúdos bastante criativos e chama a atenção por se diferenciar da maioria de influencers da rede social.
Entre as imagens e vídeos que compartilha com os seguidores, estão fotos com animais da região, curiosidades da etnia baré, fotos de seu dia a dia com outras pessoas da tribo, além de tutoriais de maquiagem com frutos típicos da região.
Ver essa foto no Instagram
A jovem também mostra o artesanato, cerimônia e preparo de alimentos indígenas. Ela é a única responsável pela rede social, escrevendo os roteiros e editando os próprios vídeos.
Ira diz que é “encantador” ver as pessoas se interessando por seus costumes e acrescenta que a sua missão como “influenciadora” não é apenas postar fotos, mas ajudar a compartilhar sua tradição com o mundo, para que as pessoas vejam e que a luta do seu povo continue.
No meio de tantos conteúdos similares que vemos todos os dias nas redes sociais, trabalhos como o da jovem amazonense mostram que é possível desenvolver algo diferente que, além de encantar os olhos, ajuda a espalhar conhecimento e tornar culturas cheias de riqueza e beleza conhecidas mundo afora.
Muito sucesso para Ira!
Compartilhe o texto nas redes sociais!