O padre Fábio de Melo está sempre nos encantando com sua sabedoria e nos incentivando a refletir sobre temas muito importantes da vida, que nos ajudam a viver melhor com nós mesmos e com o mundo ao nosso redor.
Há alguns dias, ele compartilhou uma mensagem de muito valor em seu perfil no Instagram, cujo tema é o valor da autenticidade.
O padre discorreu sobre como é importante ser quem realmente somos e nos cercar daqueles que nos aceitam assim. Em um momento, ele falou algo realmente interessante:
“Recuse o fardo de querer agradar a todos. É perda de tempo.”
Essa frase é muito reflexiva para todos nós, porque já passamos por essa situação. Certamente todos nós, em algum momento, vivemos baseados em outras pessoas, em vez de nos concentrarmos nós mesmos, e abrimos mão de coisas boas para nós e que nos fariam felizes para nos submeter a realidades falhas ou fúteis, apenas para ganhar a aprovação das pessoas à nossa volta.
Muitas vezes, fazemos isso porque somos incentivados pela sociedade a sempre parecer bons aos olhos da mídias e das pessoas influentes, custe o que custar.
Aprendemos que os padrões existentes são muito mais importantes do aquilo que vive em nosso interior e que devemos abandonar o desejo de ser fiéis a nós mesmos, para que os outros possam gostar de nós.
Acreditamos que se abandonarmos tudo aquilo que nos faz únicos e simplesmente nos comportarmos como a maioria, seremos mais amados e as portas da felicidade, amor e sucesso se abrirão para nós automaticamente e todos os nossos dias serão de muita felicidade e reciprocidade.
No entanto, a realidade é que, para as pessoas que não nos apreciam a nossa essência, nós nunca seremos suficientemente bons.
Podemos fazer todas as mudanças necessárias, que elas nunca nos verão com bons olhos, sempre terão algo para julgar ou criticar, e acabaremos vivendo em um ciclo sem fim de tentativa e fracasso.
Quando percebemos isso, vemos quanto tempo gastamos tentando alcançar padrões inatingíveis, que apenas nos colocam muito longe de onde devemos estar.
Percebemos que todos os nossos esforços foram em vão e que poderíamos ter-nos dedicado a investir em quem somos, não no que os outros esperam de nós.
O padre está certo, viver para agradar aos outros é um grande fardo, que apenas toma o nosso tempo, pois não nos leva a lugar algum.
Tire um tempo para pensar sobre isso e elimine esse peso de sua vida. Você verá como as coisas darão certo para você!