4min. de leitura

Um “amigo” invejoso é mais mortal do que dez inimigos, esteja sempre atento às pessoas em sua vida

As pessoas que cultivamos por perto têm uma grande influência em nossas vidas, e em certo nível, podem definir se teremos mais momentos de prosperidade ou de tribulações.

Ainda que sejamos os principais responsáveis por tudo o que acontece em nossas jornadas, é inegável que nossos amigos, familiares e demais pessoas em nosso círculo social podemos tornar as coisas mais fáceis ou mais difíceis para nós, através de suas atitudes e energias.


Desde cedo, quando começamos a nos relacionar em sociedade, começamos a atrair pessoas para perto, algumas realmente importantes para a nossa história, e outras que estão apenas de passagem. Mas mesmo antes de começarmos a perceber a sua importância em nossas vidas, elas já influenciam nosso destino.

Através do tempo e das experiências, aprendemos a identificar quais pessoas são nossas amigas de verdade e quais aquelas que não possuem interesse verdadeiro em contribuir para nosso crescimento e felicidade.

Essa sabedoria unida à intuição são as principais ferramentas que temos à nossa disposição para selecionarmos bem aqueles que permitimos entrar em nossas vidas e também reavaliar todas as pessoas que temos ao nosso redor e identificar todos aqueles que realmente merecem ficar.


No entanto, mesmo quando sabemos quais são os nossos amigos falsos, nem sempre é fácil afastá-los.

Pode ser complicado para nós deixar ir alguém que está há muito tempo ao nosso lado e por quem sentimos amor. Querendo ou não, criamos um vínculo com as pessoas com as quais convivemos todos os dias, e mesmo quando sentimos que alguém não fica feliz com nossas conquistas, é preciso um esforço para deixá-los ir.

Uma coisa que precisamos compreender é que, ainda que doa, precisamos nos libertar de algumas pessoas em nossas vidas, porque os prejuízos que elas nos causam todos os dias são muito maiores do que a dor que sentiremos ao nos libertarmos delas.

Um amigo invejoso ou falso é mais perigoso do que dez inimigos declarados, porque estão mais perto de nós, sabem mais sobre nossas vidas e sabem melhor como podem nos causar dor, nos desmotivar, manipular e nos separar de nossos objetivos. Dessa maneira, mesmo que a primeiro momento fiquemos tristes ou de coração partido, precisamos que essas pessoas estejam longe.


Amigos invejosos sugam nossa alegria e, pouco a pouco, tornam nossas vidas mais difíceis e pesarosas.

Não precisamos e nem merecemos esse tipo de energia ao nosso redor. Portanto, devemos abrir os nossos olhos para aqueles que estão por perto, porque nossos verdadeiros inimigos podem estar ao nosso lado, oferecendo olhares compassivos e abraços confortáveis. Entenda, uma pessoa que o magoa, que o faz duvidar de si mesmo e trai a sua confiança não é alguém que você quer ter por perto, por mais que a separação doa.

Um “amigo” invejoso é mais mortal do que dez inimigos, portanto, esteja sempre atento às pessoas em sua vida!

Certifique-se sempre de manter ao seu redor apenas aqueles que lhe provam através de atitudes que o respeitam e o querem bem.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF Imagens/Aleksandr Davydov.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.