9 ATITUDES DE PESSOAS DE SUCESSO PARA LIDAR COM A RAIVA

A sabedoria convencional nos ensina que a raiva é incivilizado, sem sofisticação e socialmente inaceitável. É difícil escapar desse estigma. Sabemos que todos passamos por isso, mas se você é explosivo no trabalho, quando esta praticando algum esporte, ou até mesmo em alguma competição que seu filho esta participando é provável que as pessoas vêem a você como alguém que não consegue controlar suas emoções, uma pessoa descontrolada.

No entanto, uma  pesquisa conduzida por especialistas na área de inteligência emocional mostrou que pessoas com alto desempenho e experiência aproveitam todo o tipo das suas emoções, inclusive a raiva, para encontrar o sucesso e alcançar seus objetivos.

Ao aproveitar os poderes positivos da raiva, as pessoas bem sucedidas são mais focadas, mais assertivas e mais confiantes. As pessoas de sucesso que lidam com a raiva possuem um QI emocional elevado. Elas utilizam de hábitos, rotinas e práticas como essas a seguir pra desenvolver esse lado.

Em sua cabeça:

1. Elas aceitam que a raiva é natural e saudável

Quando reconhece que a raiva é algo natural e necessária, você para de ter medo dela. Somente quando você perde esse medo pode começar a gerir o que fazer com ela.

O medo gera pensamentos e comportamentos defensivos, mas quando você o abraça esta se colocando racionalmente no comando da situação. Estar no comando de sua raiva permite expressa-la com calma e de forma construtiva.


2. Elas concentram em se colocar como responsáveis

A maioria das pessoas que passam por ataques de raiva costuma apontar para outras pessoas a responsabilidade, como “você está atrasado” ou “você ainda não terminou o relatório que foi pedido nesta manhã”. Este tipo de linguagem natural faz com que as outras pessoas ficam na defensiva e não propensos a nos ajudar.

Ao se colocar como responsáveis das situações as pessoas que está no nosso meio se inclina mais em simpatizar e a nos ajudar. O foco em se responsabilizar também clareia a mente para resolver realmente o problema, em vez de ficar reclamando sobre ele. Tente utilizar “eu não gosto de chegar atrasado pois reflete no andamento de toda a equipe, pois precisamos produzir juntos” e “realmente preciso do relatório que te enviei pela manhã, posso ajudar em alguma coisa para conseguirmos terminar”.


3. Elas evitam pensamentos negativos

Não há nada de errado em ser autocrítico, mas quando a mente é muito negativa ela impede do seu crescimento pessoal, emocional e profissional que você precisa para tomar atitudes.

Quando conhece suas imperfeições, você se torna mais propenso a pensar sobre como melhorar e não no que há de “errado” com você. Ter uma visão mais positiva e construtiva de si mesmo faz com que você alcance mais seus objetivos e seja mais feliz.


No Trabalho:

4. Elas se concentram em resolver o problema e não na pessoa

Os acidentes e erros acontecem todos os dias e na mesma facilidade que ocorre também é fácil culpar à alguém, ficar irritado com a pessoa que você acredita ser responsável não irá resolver o problema em nada. Pare de desperdiçar seu tempo apontando o erro e ajude a resolver o problema, assim evita critica desnecessárias e consegue dar continuidade aos negócios.


5. Elas não guardam rancor

Guardar rancor não leva a nada. Além disso, é preciso energia e esforço para alimentar algo ruim contra alguém, que ao longo do tempo, corrói você e contamina sua mente, te deixando com uma visão de mundo negativa. Deixe esse sentimento ir embora, perdoar e esquecer sempre é o melhor caminho para ser mais feliz.


6. Elas nunca enviam um e-mail quando estão irritadas

A maneira como você se comunica com as pessoas no trabalho pode afetar suas perspectivas de carreira futura, e-mail é um registro permanente da sua comunicação e que tem o potencial de acabar com sua carreira quando mal utilizado. A raiva compromete seu julgamento e pode te levar a escrever algum e-mail de forma indevida que você não faria caso estivesse sereno.

Se você precisa desabafar ou liberar seu descontentamento redija um e-mail sem destinatário e salve como rascunho. No outro dia você abra-o e leia novamente. Isso ajudará você a não tomar atitudes impróprias por impulso.


Em Casa:

7. Elas meditam

A meditação pode ajudá-lo a lidar com o estresse e ansiedade que são precursores de raiva. A meditação constante regula os níveis de cortisol, um hormônio liberado durante períodos de estresse. Ele também aumenta a serotonina, um hormônio chamado popularmente como “relaxante” que equilibra suas emoções e pode torná-lo mais consciente de seus sentimentos.


8. Elas praticam exercício

A prática de exercícios regulares aumenta os níveis de energia e do foco. Vários pesquisadores afirmam que esse hábito ajuda a gerenciar a sua raiva. Estudos têm demonstrado que o exercício regular dissipa sentimentos de raiva e reduz o risco de explosões de estresse. Então, vamos praticar!


9. Elas mantêm um arquivo, uma espécie de diário

Manter um diário é uma alternativa de saída saudável para suas emoções, incluindo a raiva. Pois é um ótimo lugar para expor os seus pensamentos, sentimentos, idéias e emoções sem o risco de machucar ninguém e sem medo de ser julgado.

 

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Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: Life Hack



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