Certas coisas, se você precisa pedir, não compensa ter

Reciprocidade, respeito, cumplicidade, consideração, confiança, lealdade e fidelidade jamais devem ser cobrados, em nenhum contexto.

Certas coisas nessa vida que só têm valor se você receber espontaneamente. Se você tiver que pedir a alguém, está errado. Sendo bem específica, se você precisa viver lembrando o seu parceiro que você merece respeito e que a relação de vocês é monogâmica ou, ao menos devia ser, pode ter certeza de que alguma coisa está fora do eixo, muito provavelmente, a sua dignidade.

Reciprocidade, respeito, cumplicidade, consideração, confiança, lealdade e fidelidade jamais devem ser cobrados, em nenhum contexto. Isso se aplica aos vínculos amorosos, às amizades, às relações familiares. Se o seu parceiro precisa se sentir ameaçado para se comportar em certas situações, é lamentável!

Sabe, no fundo, toda e qualquer pessoa sabe o real valor que tem para a outra dentro de um relacionamento amoroso.

Qualquer ser humano nesse Universo sabe identificar um afeto verdadeiro, para isso, não precisa ser letrado, um analfabeto vai entender tão bem quanto um Doutor.

É, no mínimo, humilhante, requerer ao outro aquilo que é básico e indispensável dentro de um contexto relacional, principalmente, quando você tem plena consciência do que oferece e do que merece. E, não adianta, aquilo que recebemos em decorrência de nossas cobranças não surtem bons efeitos em nós. A nossa alma fica ressentida quando se dá conta de que foi necessário um esforço árduo para recebermos algo que deveria ser espontâneo.

Eu conheço um casal cujo marido vivia pulando a cerca e se comportando como solteiro. Era nítido o descaso dele pela esposa que, por sua vez, vivia mendigando afeto e atenção. Ocorreu que chegou o dia do aniversário dela e ele não fez nada. Então, ela colocou a dignidade de lado e o pediu para levá-la numa churrascaria, ela queria almoçar fora. Ele acatou o pedido, mas deixou claro que ela teria que pagar a conta. Ela concordou. Ah, lembrando que o moço em questão trabalha e tinha como pagar a churrascaria.

No contexto acima, eu preferia comer ovo com farinha em casa a comer um banquete nessas condições. Como assim, implorar que alguém lhe faça um mimo no seu aniversário?

Gente, isso não existe para quem tem o mínimo de respeito por si mesmo. Certas coisas, se você tiver que pedir, é melhor não ter.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo:123RF / angelnt



Deixe seu comentário