4min. de leitura

Como a prática da bondade pode transformar sua vida em 3 passos

Vivemos em uma sociedade que nos ensina a todo momento a sermos autossuficientes, independentes. Sim, é importante sermos responsáveis por nossas vidas, mas ao mesmo tempo isso não significa que devemos nos isolar e nos concentrar apenas em nossas vidas, recusando todas as oportunidades de fazer o bem para as pessoas ao nosso redor.


Muitas pessoas associam bondade a uma fraqueza, porque nos deixa mais vulneráveis às atitudes ruins das outras pessoas. No entanto, essa não é uma percepção muito correta.

Apenas as pessoas fortes conseguem ser altruístas o suficiente para irradiar luz para as vidas daqueles ao seu redor, mesmo para aqueles que os fazem mal.

Nosso mundo precisa de bondade. As coisas não vão muito bem, mas apenas um tempo dedicado ao outro, oferecendo amor e gentileza pode ser suficiente para despertar o seu melhor lado e levar a prática adiante.

Nossos atos de bondades não precisam ser muito elaborados, apenas um sorriso ou um “bom dia” podem fazer maravilhas.


Para ajudá-lo a incorporar esses comportamentos positivos em sua vida, listamos abaixo 3 práticas que tornam nossos cérebros mais bondosos. Confira.

1. Gentileza consigo mesmo

Para sermos bondosos com as pessoas em nossas vidas, precisamos primeiro cultivar esse sentimento em nosso interior, através de nossas relações com nós mesmos. A bondade deve começar conosco.

O hábito de ser positivo e bondoso consigo mesmo energiza e fortalece o nervo vago, que conecta o cérebro ao coração, ao intestino e a outras partes do corpo. É como se a bondade fosse um exercício de fortalecimento do nervo vago.



2. Reforço da prática do toque

Nós somos naturalmente programados para expressar reações positivas quando recebemos um toque. No entanto, não necessariamente esses toques têm que vir de uma outra pessoa. Nossos animais de estimação e até o efeito da água quente caindo em nosso corpo depois de um longo dia pode nos proporcionar sensações positivas.


3. Envolva-se na bondade ao seu redor

Enxergue as diversas situações de bondade ao seu redor e permita-se fazer parte. Aceite com amor o abraço de seu filho sem medo de parecer vulnerável. Dê atenção para as pessoas que demonstram carinho por você, cumprimente o vizinho.

Ao fazer isso todos os dias, você estará se alimentando de bondade e compaixão, e com o tempo, esse se tornará o seu padrão natural de comportamento, levando-o a caminhos mais frutíferos na vida.

Qual é a sua relação com a bondade? Você faz o seu melhor para ser um bom companheiro para as pessoas que fazem parte de sua vida? Comente abaixo!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: belchonock / 123RF Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.