5min. de leitura

Detox mental – “uma mente sã num corpo são”

Uma mente forte não nos deixa desistir dos nossos sonhos apenas por uma derrota temporária.

Mens sana in corpore sano – “uma mente sã num corpo são” é uma famosa citação do poeta romano Décimo Junio Juvenal (séc. I a II D.C.) que faz parte da Sátira X de sua autoria. No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida, de uma forma geral expressa a noção do equilíbrio saudável no modo de vida de um ser humano.



O elevado nível de estresse dos dias atuais, causado pelo grau de expectativa, ansiedade e cobrança própria por melhores e maiores resultados sempre, adoece a mente das pessoas, que a cada dia se cobram mais e mais ou, por vezes, são cobradas diante de uma sociedade que mede as pessoas pelo que têm, não pelo que são.

O acesso a grande quantidade de informação desorganizada criou o que chamo de “náufragos do conhecimento”, pessoas que nadam num mar de informações, e sempre nadam mais e mais, buscam mais e mais, porém não conseguem absorver isso de forma a gerar conhecimento (informação organizada), causando por vezes uma intoxicação mental e um suposto poder de conhecimento.

Napoleon Hill no seu best-seller, o livro Quem pensa enriquece, escrito em 1937, já falava de detox mental:


“Os pensamentos se tornam ferramentas poderosas, quando se unem os propósitos definidos, persistência e um ardente desejo de serem traduzidos em riquezas ou outros objetos materiais.”

O também escritor T. Harv Eker, autor do livro Os segredos da mente milionária, um dos mais vendidos há quase uma década no Brasil, defende no livro a seguinte fórmula: P > S > A = R (Pensamentos conduzem a sentimentos. Sentimentos conduzem a ações. Ações conduzem a resultados).

Tudo parte do pensamento, daí a importância da mente sã, e em casos críticos da detox mental.

Ter uma mente forte não nos deixa culpar outras pessoas pela nossa falta de sucesso. É importante entender que cada pessoa cresce no próprio ritmo, aprenda a olhar o erro como o caminho para o acerto, é preciso ser tolerável para as novas ideias.


Pessoas que têm uma mente forte não se torturam diante de qualquer decisão, e sabem que o sucesso sempre está reservado para quem tem a coragem de agir rápido, mesmo diante das adversidades, e também sabem que os resultados futuros estão além do controle deles, ou seja, simplesmente agem.

Pessoas que têm a mente forte não questionam as próprias habilidades, pois quem acredita em si próprio ganha a coragem de acreditar na própria intuição, abrindo assim, mais possibilidades do que pode imaginar.

Uma mente forte não nos deixa desistir dos nossos sonhos apenas por uma derrota temporária.

O sucesso de cada um está intimamente ligado ao seu poder de resiliência, ou seja, o poder de retomar as rédeas da situação e voltar a agir, mesmo diante das dificuldades.

Nas minhas agendas de coaching (não uso o termo sessão para não parecer terapia) sempre ensino o coachee (cliente) a trocar a palavra PROBLEMA pela palavra DESAFIO.

A mente humana, assim como o ser humano odeiam problemas, mas adoram ser desafiados.

Esse é com certeza um dos principais exercícios para a DETOX MENTAL. Troque a palavra PROBLEMA pela palavra DESAFIO, e sua mente ganhará motivação para resolvê-lo.

Vale sempre lembrar que para ter uma mente sã é necessário um corpo são e vice-versa.

Logo, atividade física, a que mais o agrada, e um vocabulário apropriado são as melhores ferramentas para a DETOX MENTAL.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF / Imagens

Você sabia que O Segredo está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

* Matéria atualizada em 01/04/2019 às 6:17






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.