O trabalho das equipes do Samu é essencial para salvar a vida de muitas pessoas todos os dias.
Todo o atendimento prestado por esses profissionais é de fundamental importância para que os pacientes cheguem até os hospitais com mais chances de se recuperarem e voltarem para casa.
Muitas vezes, profissionais e pacientes criam um vínculo forte entre si, porque os momentos que passam juntos permitem que se reconheçam enquanto seres humanos e despertam o melhor lado dos dois; do profissional, que faz tudo o que está ao seu alcance pela vida da pessoa deitada em sua maca e do paciente, que ao ser tratado com respeito e dedicação pelo profissional, é inundado por um sentimento de gratidão.
Entretanto, o impacto de um enfermeiro na vida de um paciente pode ir muito além dos momentos dentro da ambulância.
Um caso em especial, que aconteceu em Brasília (DF), mostrou que é possível tranquilizar um paciente e se conectar com ele de maneiras muito especiais.
O enfermeiro Flávio Vitorino Costa, de 55 anos, há mais de 30 anos na profissão, descobriu uma grande aliada para ajudar a cuidar dos pacientes que sofrem de casos mais sérios: a música.
“Cantar e fazer o paciente sorrir é o melhor remédio. Ele se esquece da dor, gera endorfina e cria empatia por você, por mais que saiba que vai sofrer”, revelou em entrevista ao G1.
Recentemente, no dia 28 de março, Flávio teve a oportunidade de usar a música em um caso especialmente delicado, e que emocionou a internet. Ele estava atendendo um senhor com Alzheimer, de 87 anos, com suspeita de infarto. O idoso disse ao enfermeiro que gostava muito de bolero, mas que não se lembrava mais de nenhuma música, por conta de sua condição.
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Flávio viu ali uma grande oportunidade de trazer mais alegria para o seu paciente, através da música. O enfermeiro, que também é músico, começou então a cantar um bolero e pediu para que o senhor o acompanhasse. Conforme Flávio cantava, o idoso pareceu se lembrar da música e os dois começaram a cantar juntos.
Muito emocionante!
Flávio disse em entrevista o porquê sempre procura oferecer atendimento humanizado aos seus pacientes.
“O que as pessoas achavam que era exceção, na verdade, é a regra. Faço tudo para humanizar o atendimento, trazer para junto, diminuir o sofrimento. Canto, brinco, conto uma piada.
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A gente vive numa espiral psicológica muito forte. O tempo inteiro vê gente morrendo, crianças sofrendo, a gente vê o que tem de melhor e pior no ser humano. Faz um parto, mas vê um idoso se maltratando e isso nos abala, claro.
Para não trazer, para minha vida particular, as mazelas que vejo e não levar as minhas para o Samu, eu faço da música minha válvula de escape”, disse ao G1.
Uma atitude realmente humana e amorosa do profissional, que com certeza fez a diferença para o seu paciente e para todos aqueles que puderam presenciar esse momento tão lindo que foi registrado em vídeo.
Que mais profissionais possam aderir ao atendimento humanizado!