Falar sozinho pode ser um sinal de alta inteligência, de acordo com psicólogos!

A comunicação social é fundamental para a vida em sociedade, mas, e quanto à comunicação com nós mesmos?



Psicólogos afirmam que falar consigo mesmo pode ser um sinal de alta inteligência!

Abaixo estão alguns benefícios de falar consigo mesmo:

  • Manter a mente saudável e alerta
  • Melhorar habilidades de planejamento;
  • Organizar pensamentos;
  • Estabilizar emoções;
  • Consolidar nossa memória;
  • Fortalecer a inteligência

Abaixo estão 2 razões pelas quais falar sozinho pode torná-lo mais inteligente.

1. É eficaz em reconhecer o objeto

O The Quarterly Journal of Expiremental Psychology publicou um estudo no qual pesquisadores descobriram que falar sozinho faz com que o cérebro reconheça objetos e estimule os centros de memória do mesmo, de forma mais eficiente. Quando dizemos o nome daquilo que buscamos em voz alta, os sensores de memória dos nossos cérebros funcionam melhor do que quando não falamos.


2. Sugere um nível mais elevado de inteligência

Pesquisadores da Universidade de Bangor no Reino Unido fizeram um estudo e seus resultados apoiam a afirmação de que falar consigo mesmo é um sinal de alta inteligência.


O estudo funcionou da seguinte maneira: os participantes foram divididos em dois grupos e instruídos a ler em silêncio ou em voz alta. O objetivo dos pesquisadores era medir a capacidade dos participantes de se concentrarem e realizar uma tarefa. Os resultados do estudo mostraram que as pessoas que leram em voz alta tiveram maior concentração e memorizaram melhor aquilo que liam.

A psicóloga e coautora do estudo Dra. Paloma Mari-Beffa, disse que os benefícios são resultados de ouvir a si mesmo porque os comandos auditivos são mais eficientes do que os escritos, quando se trata do controle de comportamento.

Ela também disse que falarmos com nós mesmos nos ajuda a manter nossos sentimentos e pensamentos sob controle, e também ajuda na organização e planejamento de nossas ações.


Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.