Apoio de famosos a Rodrigo Branco após condenação por racismo gera críticas e reacende debate nas redes sociais

Resposta rápida
Rodrigo Branco reconheceu a seriedade do racismo nas declarações feitas contra Thelminha Assis e não pretende recorrer da condenação, gerando apoio e críticas públicas. Enquanto personalidades manifestaram solidariedade ao empresário, a repercussão negativa destacou a necessidade de focar na vítima e na responsabiliza...
Resumo do conteúdo
O que se sabe
Dias depois de ser condenado por racismo em uma ação movida por Thelminha Assis, Rodrigo Branco divulgou um vídeo afirmando que não pretende recorrer da decisão judicial e reconhecendo a seriedade das declarações feitas em 2020.
No pronunciamento, o empresário disse que os últimos seis anos foram de aprendizado e reflexão.
“Eu quero, primeiro de tudo, que esse episódio sirva de exemplo na luta contra o racismo. Eu continuo aprendendo. O aprendizado nunca termina com uma sentença, com pagamento, não termina com um vídeo de desculpas”, declarou.
A publicação acabou recebendo mensagens de apoio de personalidades conhecidas do entretenimento, entre elas Xuxa, Simone Mendes e Astrid Fontenelle.
Xuxa classificou o vídeo como uma atitude corajosa e deixou uma mensagem ao empresário.
“Ro, achei de muita coragem e valia o que você fez. Errei muito e estamos aqui para aprender e tentar errar menos. Essa pauta dói muito e nós, brancos, nunca vamos entender essa dor. Não dá mais para errar nesse assunto”.
Simone Mendes também se manifestou em defesa de Rodrigo Branco.
“Você se posicionou com humildade e maturidade. Nunca vamos saber a real dimensão da dor que foi causada, porque somente quem a sentiu conhece o peso que ela carrega”, comentou a cantora, segundo reproduziram veículos que acompanharam a repercussão do caso.
Astrid Fontenelle, por sua vez, afirmou acreditar que Rodrigo poderia contribuir na luta contra o racismo.
“Acredito que você está pronto para vir para a luta antirracista. Não é fácil. Somos nós, brancos e brancas, que temos que ir à luta por eles. Bem-vindo”, escreveu.
As manifestações de apoio, porém, tiveram forte repercussão negativa nas redes sociais. Internautas criticaram o tom das publicações e avaliaram que o acolhimento público ao empresário acabou tirando o foco da condenação e da violência sofrida por Thelminha.
Entre as críticas, muitos usuários apontaram que as mensagens direcionadas ao condenado ganharam mais destaque do que a decisão judicial favorável à médica. Outros defenderam que o episódio deveria servir para ampliar a voz da vítima e reforçar a necessidade de responsabilização em casos de racismo.
Por outro lado, Thelminha recebeu mensagens de apoio de nomes como Maju Coutinho, Giovanna Ewbank, Manu Gavassi e Luis Miranda. Ao comentar a sentença, a campeã do BBB 20 afirmou que o caso não poderia ser encerrado apenas com um pedido público de desculpas.
“Ele precisava de punição, uma punição educativa para que ações como essa não se repitam”, escreveu a médica, que anunciou a doação do valor da indenização para uma instituição de combate ao racismo.
Cadastre-se para comentar
Os comentários continuam visíveis para todos. Para participar da conversa, crie sua conta do Clube OS e volte para esta matéria.
Liberar área de comentários