Uma pesquisa mostrou que as mulheres têm atividade cerebral mais complexa do que os homens.
Um novo estudo da Universidade de Loughborough da Inglaterra, revela que as mulheres são multitarefa, o que significa que exigem maior quantidade de atividade cerebral e usam mais regiões do cérebro do que os homens, resultando em uma maior necessidade global de sono.
De acordo com o especialista em sono e pesquisador John Horne:
“Uma das principais funções do sono é permitir que o cérebro se recupere e repare. Quanto mais do seu cérebro você usa durante o dia, mais ele precisa se recuperar e, consequentemente, de mais sono você precisa.”
O estudo descobriu que as mulheres precisam de cerca de 20 minutos mais sono do que os homens por noite. Um homem que tem um trabalho mentalmente exigente, que requer muitas tarefas de pensamento e tomada de decisão, vai precisar de mais sono do que a média masculina, embora ainda não tanto quanto uma mulher.
As mulheres precisam de mais sono do que homens, porque seus cérebros estão conectados de forma diferente
Então, qual é a diferença?
Em um estudo de 2014, 949 pessoas foram testadas, e os resultados revelaram que os cérebros dos homens tinham mais ligações dentro de cada hemisfério cerebral, enquanto que os cérebros das mulheres tinham mais conexões entre os dois hemisférios.
Os resultados mostraram que os homens são capazes de se concentrar profundamente em uma tarefa de cada vez, enquanto o cérebro feminino é melhor em executar várias funções simultaneamente. Multitarefa exerce mais esforço do cérebro, e é por isso que as mulheres precisam de mais sono do que homens.
De acordo com Dr. Apostolos Georgopoulos, diretor do Brain Science Centre at the Minneapolis Veterans Affairs (VA) Medical Center:
“Os cérebros das mulheres são definitivamente diferentes dos cérebros dos homens … O que descobrimos é que as mulheres, em muitas tarefas diferentes, processam informações cinco vezes mais rápido do que os homens, e usam muito menos do seu cérebro para fazer o desempenho cognitivo idêntico.”
Embora isso possa parecer uma boa notícia, a velocidade e eficiência do cérebro feminino tem um custo. Os cientistas dizem que é mais vulnerável a danos do que o cérebro masculino, e o cérebro masculino danificado pode se recuperar mais rapidamente e mais completamente – tornando a recuperação diária e processo de reparação (sono) extremamente importante.
___
Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Life Hack