Pessoas inspiradoras

Pernambucano de 18 anos conquistou primeiro lugar em competição internacional de matemática

O brasileiro superou estudantes do mundo inteiro e conquistou o lugar mais alto no pódio. Confira!



Os estudantes brasileiros seguem fazendo muito sucesso no mundo inteiro. No ano passado, um jovem de apenas 18 anos conseguiu realizar uma meta pessoal perseguida há muito tempo: a conquista da medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática.

Segundo contado em matéria do G1, Pedro Cabral, que é de Pernambuco, tinha essa vitória como um dos seus maiores sonhos.

Desde 2016, o estudante se preparava para a competição; em 2018, conquistou a medalha de bronze e, em 2019, a de prata.


Para conseguir o lugar mais alto do pódio, foi necessária muita preparação. Pedro precisou ir bem na Olimpíada Brasileira de Matemática para fazer parte dos seis representantes do país na disputa internacional, e chegou a estudar 11 horas por dia.

Disputando com representantes de 105 países, Pedro ajudou o Brasil a conquistar o décimo lugar na classificação, o melhor resultado desde que o país começou a disputar a olimpíada, há 39 anos.

Direitos autorais: reprodução/Bom Dia PE.

Outros cinco competidores brasileiros receberam medalhas, todas de prata. Entre os medalhistas, três estudaram em escolas do Ceará. Com esse resultado, o Brasil se destacou ao superar países como Japão, Alemanha, França e Canadá.


Pedro, que sempre foi apaixonado por matemática e descobriu que queria seguir carreira nessa área após a primeira competição, sente-se bastante motivado com a sua vitória, e já está cheio de planos.

Na época, o estudante já estava matriculado em uma faculdade francesa e tendo aulas de maneira remota, mas afirmou ter planos de estudar presencialmente no país. O curso escolhido por Pedro une matemática e graduação. O jovem afirmou gostar muito da área e acredita que se sentirá feliz trabalhando nela..

Direitos autorais: reprodução/Bom Dia PE.

Este ano, o Brasil seguiu com boas pontuações em premiações internacionais. Caio Augusto Siqueira da Silva, um paulista de 17 anos, conquistou a medalha de ouro em outra competição tão importante quanto essa, a Olimpíada Internacional de Física (IPhO), considerada uma das competições científicas mais importantes do mundo.


O nosso país é cheio de pessoas de grandes mentes e muita competência. Desejamos que elas recebam todo o apoio necessário para que possam brilhar dentro e fora do Brasil, pois capacidade elas têm de sobra. Parabéns a todos os jovens medalhistas do conhecimento!

Pais do Vietnã atravessam rio com filhos dentro de sacos plásticos para chegarem à escola

Artigo Anterior

Idoso de 81 anos perde cabana em que viveu em incêndio, e população arrecada R$ 100 mil para ajudá-lo

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.