Veja as fotos de algumas espécies de flores negras, que são lindas e exóticas, para se inspirar e, quem sabe, ter no seu jardim.
As flores góticas, espécies raras — e tão bonitas quanto —, chamam mais a atenção por sua cor diferente. Quando falamos de flores, logo nos lembramos de rosas, margaridas, girassóis e outras tantas com cores comuns, pois estamos acostumados a vê-las por aí. Então, quando as negras aparecem, atraem logo a atenção e se tornam as nossas queridinhas.
As diversas espécies de flores negras, apesar da ausência de cor, são maravilhosas e rompem os estereótipos que as cercam. Se você nunca viu uma flor negra de perto, confira abaixo as fotos de dez espécies que vão tirar seu fôlego!
1. Petúnia
Mesmo não parecendo, a petúnia negra pertence à mesma família do tomate. Desenvolvida na Inglaterra, por meio de técnicas de reprodução natural de polinização, ela floresce no verão, e para que suas flores durem mais tempo, é necessário podá-las. O excesso de água e sol pode fazer suas flores murcharem rapidamente, então é recomendado moderação no cuidado.
2. Rosa Baccara
Super-rara, o cultivo da rosa negra depende muito de solo e água específicos, com pH alto. A planta floresce na primavera, com cor vermelha escura, e com o passar dos dias, fica negra. Para cultivá-la, recomenda-se solo sempre úmido, mas nunca deve ser regada quando o sol estiver muito quente.
3. Amor-perfeito
Para cultivar essa flor, o solo deve estar sempre úmido, pois ela não resiste à falta de água. Sua floração acontece entre o outono e a primavera, em regiões mais frias, e somente durante o inverno onde o clima é quente. Ver de perto uma versão preta da flor é viver um momento raro.
4. Rosa-do-deserto
Diferente, linda e rara, essa flor precisa de muita água e sol para se desenvolver bem e saudável. Floresce geralmente na primavera, porém pode ocorrer também no verão e outono. A rosa-do-deserto negra pode ser plantada tanto em vasos grandes como em pequenos,.
5. Dália
Pertencente à família das margaridas, essa flor de fácil cultivo deve receber luz solar diretamente e não necessita de muita água. Apesar de ser chamada de dália negra, sua coloração, na verdade, é de um vermelho profundo, quase preto. Suas grandes flores ficam lindas em canteiros, bordas, plantadores e vasos.
6. Orquídea-morcego
Apesar do nome, essa flor não tem parentesco com as orquídeas comuns, aliás, ela pertence à família do inhame. É chamada assim porque suas flores, que surgem na primavera e no verão, parecem morcegos.
7. Suculenta-rosa
Essa espécie, cujo nome pode confundir (suculenta-rosa negra) é uma ótima opção para ter em casa, pois é fácil de cuidar. Ela gosta de estar exposta ao sol e dispensa muita água. Pode ser plantada em vasos e jardins. Mas quanto mais livre ela estiver, mais rápido será o seu crescimento.
8. Copo-de-leite
O copo-de-leite negro é uma excelente opção para decorar a casa, pois não necessita de muita luz solar, inclusive é necessário evitar expô-la ao sol muito quente. Ela floresce o ano inteiro, se estiver bem cuidada, e pode chegar a 90 cm de altura.
9. Tulipa
Também conhecida como “rainha da noite”, por sua cor escura, a tulipa negra precisa ser regada, mas sem exagero, apenas o suficiente para manter seu solo úmido. Como adora o sol, essa planta deve receber pelo menos 6 horas de luz solar por dia. Ela floresce na primavera, para isso deve ser plantada durante o outono.
10. Catasetum
Em sua época de “dormência”, essa planta da família das orquídeas perde todas as folhas, portanto não se assuste se vir somente o caule do seu catasetum negro. Ele gosta de temperatura alta e clima seco, além da incidência direta da luz solar. Se for bem cuidado, pode florescer várias vezes no ano, principalmente na primavera e no outono.