ComportamentoEnergias

9 coisas que apenas pessoas empáticas entendem

9 coisas que apenas pessoas

As pessoas empáticas são aquelas que verdadeiramente se colocam no lugar do outro, compreendendo como se sentem e compartilhando seus sentimentos, bons e ruins, felizes ou tristes.



A empatia é uma qualidade muito especial e as pessoas empáticas possuem uma diferente visão da vida, de realizações e objetivos. Existem algumas coisas que só essas pessoas entendem, porque possuem mentes avançadas e um entendimento de mundo muito profundo.

Você se considera uma pessoa empática? Confira abaixo as 9 coisas que só essas pessoas entendem.

1. Mesmo nos momentos mais difíceis, é possível ter boas intenções


As pessoas empáticas são compassivas com aqueles ao seu redor e sabem que, mesmo em meio aos erros, todos podemos ter boas intenções e vontade de fazer o bem. Por isso, não julgam as pessoas tão rapidamente, pois sabem que há luz dentro de todos nós.


2. Elas sabem que a primeira impressão nem sempre é a que conta

Nem sempre estamos em nosso melhor momento quando conhecemos alguém, isso é normal e não deve ser um motivo para sermos julgados como algo que não somos. Podemos conquistar a outra pessoa conforme o tempo passa e a confiança e intimidade aumenta.


Construir um relacionamento verdadeiro e saudável com alguém não acontece em apenas um dia, muitas vezes leva uma vida inteira. As pessoas empáticas sabem que todos podem nos oferecer algo especial, mesmo que a primeiro momento não estejam bem.


3. Ouvir é o melhor presente que um amigo pode oferecer a outro

Enquanto a maioria das pessoas gosta apenas de falar, os empáticos sabem que escutar é uma das habilidades mais importantes que uma pessoa pode desenvolver. Quando realmente escutamos alguém, estamos dedicando nosso tempo e atenção a essa pessoa, um presente cada vez mais raro, à medida que as pessoas passam a se importar menos com o próximo, focadas apenas em suas necessidades.



4. É importante definir limites

Pessoas empáticas se dedicam muito para escutar e fazer parte das vidas das pessoas ao seu redor, ajudando em tudo o que for possível. Mas também definem limites, porque sabem que tão importante quanto cuidar do outro, é cuidar de si mesmo.



5. Nem sempre é fácil deixar ir relações tóxicas

Pessoas empáticas se relacionam emocionalmente com todos em suas vidas. Portanto, é difícil para elas se desapegarem de qualquer relação, mesmo que seja tóxica. Quando existe um vínculo emocional, a despedida é mais difícil.


6. É essencial pensar antes de falar


Essas pessoas são sempre cuidadosas com aquilo que falam, principalmente quando envolve algo muito importante para a outra pessoa. Elas sabem que palavras podem machucar muito e, por isso, sempre dizem o que precisam com cuidado e delicadeza, para não magoar ninguém.


7. As pessoas que estão erradas também precisam de ajuda

Essas pessoas entendem que todos precisam de uma segunda chance e, por isso, muitas vezes ficam do lado daqueles que ninguém quer por perto para que a possam ter uma chance de se explicar e encontrar soluções construtivas para seus problemas.



9. A vida é composta de nuances

As pessoas empáticas sabem que a vida é feita de fases, de nuances, e quando alguém ao seu redor fica preso em extremos, elas lhes mostram as possibilidades infinitas que existem ao longo do caminho.



Direitos autorais da imagem de capa: janifest / 123RF Imagens / Unsplash


“kufungisisa”, o perigo de pensar excessivamente

Artigo Anterior

Amor próprio = poder pessoal

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.