5min. de leitura

As mães de três filhos são as mais estressadas de todas! Pesquisa confirma!

Ter um filho é uma grande responsabilidade e muda totalmente a rotina de uma mulher, fazendo-a definir novas prioridades e criar a consciência de que existe uma pessoa sobre sua responsabilidade. Quando esse número é multiplicado por 3, as coisas podem ficar ainda mais complicadas!


São três pessoas para cuidar, educar, sustentar e guiar com sabedoria e consciência pela vida.

Os muitos fatores que envolvem o trabalho de mãe podem ser realmente cansativos, ainda mais quando precisam ser triplicados. Por mais que as mães amem seus filhos incondicionalmente e estejam dispostas a fazer de tudo por sua felicidade, é correto afirmar que muitas vezes essa tarefa as deixa extremamente cansadas e estressadas.

Uma pesquisa divulgada pelo portal Today, mostrou que as mães de 3 filhos são as que mais sofrem com estresse. O estudo realizado em 2013 analisou 7.164 mães nos Estados Unidos, e mediu o seu nível de estresse em uma escala de 0 a 10.

A média de estresse das mães norte-americanas ficou em 8,5 na escala, e os principais fatores que contribuem para o estresse são os problemas financeiros e as exigências em casa e no trabalho.


No entanto, um dado muito importante da pesquisa é que esse alto nível de estresse é exclusivo para as mães com 3 filhos, as que tinham 4 era consideradas mais calmas.

A psiquiatra Dra. Janet Taylor comentou o porquê:

“Não há espaço suficiente em sua cabeça para o perfeccionismo, quando você chega a quatro ou mais crianças (…) Quanto mais crianças você tem, mais confiante você se torna em suas habilidades como pai (…) Você tem que deixar ir… então, sente-se grato quando todos chegam à escola na hora certa.”

Muito interessante como a realidade da vida das mães pode mudar conforme a quantidade de filhos. No entanto, um outro estudo chegou a uma conclusão um pouco diferente. Realizado pela Universidade Edith Cowan de Perth, ele mostrou que os pais com 4 ou mais filhos são os mais felizes, mesmo com todas as dificuldades de suas rotinas!


Bronwyn Harman, professor da Escola de Psicologia e Ciências Sociais, perguntou aos pais entrevistados sobre como eles se sentiam em relação à autoestima, resiliência e apoio social.

Os pais de 4 ou mais filhos foram os que obtiveram melhores classificações nessas áreas.

“Com as famílias grandes, achamos que eles têm apoio social dentro da família (…) As crianças nunca ficam entediadas, têm alguém com quem brincar e obtêm independência logo no início”, disse o professor.

As desvantagens de ter uma família maior, como a quantidade de despesas e as pressões de tempo não eram tão importantes para esses pais, porque a alegria que seus filhos lhes proporcionavam fazia tudo valer a pena.

“Os pais aceitam que há caos em suas vidas, mas isso não nega a felicidade que recebem de suas famílias”, explicou Harman.

“Todos – relaxem! O que é importante para as crianças são coisas como consistência, limites e [saber] que são amadas, não importa o que aconteça”, acrescentou.

De fato, não importa quantos filhos tenhamos ou quanto trabalho e estresse existam em nossas rotinas. Quando apreciamos as coisas boas da vida, somos capazes de ser gratos e felizes por tudo o que temos!

E aí, com qual das duas pesquisas você mais concorda? Conte-nos suas experiências com seus filhos ou pais nos comentários abaixo e compartilhe o texto com seus amigos nas redes sociais!


Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação desse material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: Michael Simons/123RF Imagens.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.