“Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem”



Se você não gosta de ler, ou não tem o costume, não pense duas vezes para ler este texto e descobrir a mudança impactante que esse hábito maravilhoso poderá causar em sua vida.

O mundo das palavras pode levá-lo além do que imagina e transportá-lo para um universo mágico, expandindo o horizonte da sua existência.

Quando desenvolvemos o hábito da leitura, conquistamos inúmeros benefícios para o nosso corpo e mente. Contando ainda que pessoas que leem mais, possuem um vocabulário descritivo e enriquecedor, com melhores habilidades verbais.

Aprendem a utilizar melhor as palavras, tanto na fala, como na escrita, conseguem entender e fazer-se entendidos com suas expressões e linguagem.

A leitura beneficia o cérebro, ajudando-o a se manter saudável, desenvolvendo a concentração, aguçando a imaginação, melhorando várias funções cognitivas, como visuais e verbais, ativando a memória, além de prevenir doenças como Alzheimer e diminuir muito a chance de desenvolver demência.

É com a leitura que podemos viajar para vários lugares, sem precisar dar um passo, conhecer países e culturas diferentes.

Descobrir emoções nunca acessadas, viver uma magia imaginada e descobrir que é um antídoto para a obsessão de se querer estar o tempo todo conectado à plataforma digital.

Podemos ler histórias de ficção, com uma grande possibilidade de entendimento, para nos ajudar nos obstáculos da vida real. Assim como, ler histórias de sucesso pode nos incentivar e nos motivar a correr em busca dos nossos objetivos.

Como também nos colocamos na pele da personagem, nós nos dando poder de humanização e empatia, encontrando novas perspectivas para nossa vida, que podem ser utilizadas no nosso dia a dia.

Quando você se torna um leitor, torna-se uma pessoa interessante também, capturando a imaginação e admiração dos outros, porque aprende a falar com fluência, articulando várias informações, com capacidade de manter um diálogo com uma variedade de tópicos.

A leitura tem o poder curativo da insônia, é relaxante e indutor do sono, melhorando a qualidade, que se transforma em uma pílula causadora de um adormecer profundo e reparador.



Deixo aqui todo o meu incentivo para que se torne um leitor ávido, e algumas dicas de como começar a desfrutar deste magnífico hábito:

1. Comece gradualmente, não escolha livros de muitas páginas, leia o que mais lhe agrada.

2. Aproveite todo o espaço do seu tempo para ler, quando estiver em filas de bancos, lotéricas, em um ônibus ou metrô, aguardando em consultórios para atendimento.

3. Se não tiver um livro em mãos e, se for se conectar, entre em sites construtivos com texto que o expirem à leitura e que possam lhe agregar algum valor e ajudá-lo em sua evolução, tirando proveito do que lê.

4. Institua um horário para a leitura, dedique-se e seja perseverante, até que isso se torne um hábito, feito por prazer, explorando uma realidade e um mundo diferente do seu, através da sua imaginação.

Tenha em mente que seu tempo nunca será perdido com um livro! Nele há conhecimento, e conhecimento adquirido jamais será arrancado.

Quem lê nunca conhece a solidão, porque está sempre acompanhado. “Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem.” (Mário Quintana)


Direitos autorais da imagem de capa: freestocks.org from Pexels.






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.