Você sempre pode ser o seu maior aliado ou seu pior carcereiro. Cuide-se bem!

4min. de leitura

“Cuida de mim. Eu já sofri demais. Eu não posso mais errar. Eu só quero ser feliz.” – Você já ouviu essas frases? Você já disse alguma delas?

Por trás de cada palavra dita, sempre existem muitos significados. Cada frase que pronunciamos traz histórias que nos levaram a nos sentir daquela forma.



Podemos pensar, então, de forma geral, que quando alguém nos diz algo desse gênero, o que a pessoa está pedindo é ajuda e acolhimento. O mesmo seria se fôssemos nós a dizermos isso.

Dependendo de como estamos e das crenças e conceitos que temos, ao ouvirmos isso teremos interpretações que podem se entrelaçar com o desejo do outro ou mesmo podemos nos afastar, tudo dependerá da ressonância que esse comportamento causará em nós.

Gostaria muito que esse texto pudesse gerar uma reflexão sobre o que pode estar por trás de quando alguém lhe diz isso e também o que pode ser feito a partir disso.


Vivemos num momento em que as pessoas se sentem solitárias. Muitas vezes, sentem-se sozinhas, mesmo quando acompanhadas. Será que esse vazio, só ou acompanhado, é um vazio de si? 

Acredito que o vazio de si seja o pior vazio de todos, o qual se apresenta quando você não sabe cuidar bem de você e não percebe o quão incrível você é (e pode ser que você não tenha se dado conta disso ainda, mas você é uma pessoa fantástica!).

O que penso a partir dessas colocações, e creio que possa fazer diferença para você e para sua vida, é que aquilo que acontece com você, seja bom ou ruim, é responsabilidade sua. Isso vem das suas escolhas. É você quem cria a sua realidade. Então, a decisão de não sofrer é algo válido e bom e parte de você.

Tudo o que você deseja parte da sua decisão para acontecer. Ter como métrica não querer fazer ninguém sofrer e não querer sofrer é ótimo. Mas a tristeza por trás de achar que não pode mais errar é algo que denota uma grande pressão sobre si.


Nós somos seres humanos, somos falíveis. Erramos, mas podemos, com os erros, encontrar uma forma de aprendizagem.

Não há necessidade de repetição de erros, contudo, eles podem acontecer no fluxo de qualquer vida humana.

Aceitar-se, aceitar a sua história e suas escolhas, acolher-se marcam o início de um caminho de autocuidado. Ninguém poderá cuidar de você adequadamente, se você não se cuidar.

Apesar de parecer uma frase dita pela mãe da gente, ela é extremamente verdadeira.

Saber se cuidar vem da construção da autoestima, que vem de autoconhecimento. E não existe um padrão. Cada um de nós tem a sua versão daquilo que nos dá paz. Caso você deseje a paz, deve agir em busca dela e, se fizer sentido para você, uma grande ideia é construir o seu caminho, passo a passo, com escolhas que o levem a atingir aquilo que você deseja.

Você sempre pode ser o seu maior aliado ou seu pior carcereiro. Então, cuide-se com uma escolha e um passo de cada vez. Esse é o sentido. 

Desejo que essa reflexão faça sentido para você.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: shevtsovy / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 22/08/2018 às 6:12






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.