5min. de leitura

Almoço de domingo: a tradição familiar que devemos recuperar

Os almoços de domingo são uma tradição familiar que devemos preservar!

Na maioria das famílias, o domingo é conhecido como um dia de união, de estar juntos e compartilhar uma refeição simples, mas especial, que permite que todos os entes queridos possam estar unidos, compartilhando um momento tão especial de conexão e amor.


Seja na casa dos avós, de um dos filhos ou mesmo de um dos netos, o almoço de domingo é uma grande tradição no mundo todo, das famílias mais ricas até as mais simples. O conteúdo do almoço é importante porque faz parte da história da família, mas o mais valioso mesmo é o tempo de qualidade junto às pessoas que amamos, mas das quais nem sempre podemos estar perto, por conta da rotina sempre apertada.

Dra. Vanessa Lapointe, psicóloga registrada e especialista em educação infantil confirma o benefício das reuniões em família: 

“A família que come junta prospera junta. A hora das refeições tem sido historicamente uma época de união familiar. Além disso, se você está reunindo várias gerações, existe uma variedade de diversidade em termos de idades e interesses, e isso é muito bom para as crianças.”

Além de um momento para conversar sobre a vida de cada um, o mundo e contar as novidades, os almoços de domingo também reservam benefícios especiais para cada um dos membros da família, como explica Anne Fishel, terapeuta familiar:


“Os benefícios variam desde cognitivos (maior vocabulário em crianças mais jovens e melhor desempenho na escola) aos físicos (melhor saúde cardiovascular, baixas taxas de obesidade e maior consumo de frutas e vegetais), até psicológicos (menores taxas de depressão, ansiedade, distúrbios alimentares, menor abuso de substâncias e menos problemas comportamentais na escola).”

Mais importante do que o dia da semana em que ocorrem, o mais importante é que os encontros semanais aconteçam.

Ainda que não possa ser no domingo, um almoço ou jantar junto aos entes queridos durante a semana é fundamental para que toda a família possa se manter conectada, fortalecendo ainda mais o vínculo que a une.

Estar perto de nossos pais, irmãos, netos, sobrinhos, tios e outros entes queridos é uma bênção muito grande, e por mais que a vida seja corrida e que em alguns dias só desejamos ficar deitados em nossas camas, não podemos negligenciar os momentos com nossos entes queridos, porque nunca sabemos qual será o último.


O mundo está cada vez mais focado na autossuficiência e muitas pessoas acreditam que estão bem melhores sozinhas, mas viver sozinho não significa que você não possa ter tempo para as pessoas que ama – e que o amam – então, não permita que a tradição do domingo morra na sua família. Ela é uma celebração muito especial dos laços familiares, tão importantes para todos nós!

Comece hoje a organizar o próximo almoço ou jantar em família e anime-se com essa grande chance de se conectar pessoas de diferentes idades, em uma mesa bonita, servindo comidas tradicionais e muito amor e carinho!

Os almoços de domingo são uma tradição familiar que devemos preservar!


Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação desse material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: Mark Bowden/123RF Imagens.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.